A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), vinculada à Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), iniciou quarta-feira (1º), a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que será realizada de 1º a 30 de novembro e tem como objetivo imunizar bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses.
Segundo o coordenador da ADAPI de Picos, Esdras Alencar, o produtor tem até o dia 15 de dezembro para declarar a vacinação e realizar a atualização cadastral, que pode ser feita pelo site da Adapi.
A dinâmica de vacinação dessa vez é pra animais jovens de 0 a 24 meses, está incluído nessa etapa de vacinação os bezerros e os garrotes. Posteriormente, o produtor deve fazer também a declaração dos animais que não serão necessários fazer a vacinação, como animais adultos. “Tem que fazer uma declaração de comparecimento no ato da declaração de vacina dos animais jovens”, afirmou o coordendor.
O coordenador relata que no caso de o produtor não ter animais em fase vacinal na propriedade, é obrigatório também procurar os escritórios da adapi e fazer a declaração dos animais adultos, pois a declaração de comparecimento tem a mesma equivalência da vacina.
“Caso o produtor esqueça ou não venha a comparecer ao ato para prestar essa declaração obrigatória, ele ficara inadimplente e sofrerá as secções administrativas, que no caso, é a multa. O prazo legal para comprar sua vacina e declarar é de 01 a 30 de novembro, caso não seja possível comparecer ao mês de novembro, o prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura é até no máximo o dia 15 de dezembro”, concluiu.