Início Destaque Dia de Finados tem grande movimentação nos cemitérios de Picos

Dia de Finados tem grande movimentação nos cemitérios de Picos

O Dia de Finados, um dos feriados mais tradicionais da cultura brasileira, celebrado hoje, 02 de novembro, como é costume, há uma programação nos cemitérios para receber parentes que desejam prestar suas homenagens aos entes queridos falecidos. O cemitério São Pedro de Alcântara registou uma grande movimentação de visitantes.

O pastor Claudio Ribeiro falou sobre o trabalho que sua equipe está fazendo nas proximidades do cemitério São Pedro de Alcântara.

“Hoje é uma data muito difícil para as pessoas. Muito difícil, as outras pessoas sofrem em ver ali o seu ente, que já foi ali enterrado há muitos dias, ou até ontem mesmo, nunca se sabe, e essas pessoas vêm para lembrar, ter uma comunhão ali entre eles, mesmo não estando ali mais, estando somente na terra ali, mas eles vêm para ter aquele momento e prestar os seus cultos a eles, cada um no seu direito”, disse.

A irma Gigi Moura deixou uma mensagem para as pessoas que perderam seus entes queridos.

“Ele fala para cada um de nós Vinde a mim todos que está escançado e oprimido e eu vos aliviarei Porque o nosso Deus, Ele fala que este mundo não pertence mais a Ele, sim, ao inimigo Então estamos aqui pregando a palavra de Deus para toda pessoa para todos aqueles que queiram receber a palavra de Deus Meus amados irmãos, eu também falo para vocês que Jesus, Ele é Deus, um Deus vivo Nós temos que ter fé viva, porque o que está acontecendo no mundo que estamos vivendo hoje Muito jovens se matando, muitas pessoas se drogando, é prostituição, é casais se separando É tanta coisa terrível, então eu falo para todos vocês que estão ouvindo neste momento Que Deus é a paz que precisamos”, conta.

A vendedora de flores, Marilene Sousa, falou sobre as vendas de flores segundo ela teve um aumento na procura.

“As vendas esse ano foi bem melhor do que o ano passado, mas a nossa presença aqui consiste não só em vendas, a gente traz uma equipe toda de técnicos de enfermagem, de enfermeiros para estar dando uma assistência para todo mundo, não só para os nossos clientes, mas para todo mundo aqui que vem fazer visita para os seus entes queridos. A gente oferece água, aí vai verificar pressão, glicemia, quer dizer, a gente oferece tudo isso para poder satisfazer, não só os nossos clientes, mas a população em geral”, explica.

A técnica de enfermagem, Maria Antônia, está realizando atendimentos na porta do Cemitério São Pedro de Alcântara.

“ É verdade, às vezes a gente vê um tristinho em tudo, a gente faz uma brincadeira, conversa e dá o nosso apoio como pessoa e como técnico eu tenho muito parente e hoje eu não posso visitar porque é muito difícil. Muito longe e estou aqui. Vocês estão vendo na frente do cemitério para a gente dar um pouco de assistência. Teste de glicemia e a ferina pressão. Teve hora que teve muita gente. Tem horas que vem um pouco, tem hora que vem um pouco mais. Mais a gente está dando conta e está dando tudo certo”, disse.

CONFIRA AS ENTREVISTAS

MARILENE SOUSA 

GIGI MOURA

CLAUDIO RIBEIRO 

MARIA ANTÔNIA