O Instituto Soma Comunicação e Pesquisa divulgou no sábado (21) um novo levantamento sobre as intenções de votos para prefeito de Picos. A pesquisa ouviu 601 pessoas em todos os bairros do município, durante os dias 13, 14, 16, 17 e 18 de outubro de 2023 e apontou um crescimento da terceira via representada pelo pré-candidato a prefeito de Picos, Marcos Buriti.
Na pesquisa estimulada, realizada no mês de junho de 2023, o pré-candidato, Marcos Buriti (sem partido), aparecia com 17,40% das intenções votos. Já na nova pesquisa, Marcos Buriti aparece com 21,13% das intenções de votos, contra 23,46% do atual prefeito Gil paraibano. O resultado aponta um empate técnico entre os dois postulantes, considerando a margem de erro de 2,96% para mais ou para menos.
A pesquisa também constatou que 45,26% dos entrevistados reprovam a gestão do prefeito Gil Paraibano, considerando-a ruim ou péssima. 39,10% considera a atual gestão regular, 10,65% considera a gestão boa e 1,66% considera a gestão ótima.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes e o entrevistado é questionado em quem pretende votar, Marcos Buriti também cresceu em comparação com a pesquisa anterior, com 0,50% das intenções de votos, contra 6,16% de Gil Paraibano e 8,82% do candidato da oposição. No entanto, 77,70% dos entrevistados se declaram indecisos.
A amostra contou com a participação de 862 entrevistas, distribuídas nos Bairros: Centro, Aroeiras do Matadouro, Canto da Várzea, Malva, Paroquial, Pantanal, Paraibinha, COHAB, Jardim Natal, Conduru, Pedrinhas, Junco, Parque de Exposição, DNER, Catavento, Morro da AABB, Ipueiras, Umari, Macambira, Bomba, São José, São Vicente, Morada do Sol, Morada Nova, Aerolândia, Belo Norte, Passagem das Pedras, Boa Vista, Cidade de Deus, Boa Sorte e Trizidela (São Sebastião).
O Intervalo de Confiança da pesquisa é a proporção ou probabilidade (P) estimada mais a variação, para mais ou para menos, da margem de erro máxima de 2,96%, calculados para um nível de confiança de 98%, e, consequentemente, uma significância de 4%.
Fonte Portal Tô de olho