A aplicação e supervisão de provas teóricas para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) serão, a partir desta segunda-feira (22) realizadas por meio de uma plataforma digital, com banco de dados atualizado, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). 

O novo sistema substituiu o vigente há mais de 15 anos e incorpora mecanismos de segurança de última geração, como validação facial e biométrica, que garante mais transparência na aplicação do processo fundamental aos candidatos à habilitação. O aprimoramento proporciona eficiência, previne contra fraudes e garante a lisura das avaliações.

“Além disso, os candidatos à CNH terão um banco de questões revisado e atualizado de acordo com as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Isso significa que as questões estão alinhadas com as normas e regulamentos mais recentes, proporcionando a eles um ambiente de prova mais condizente com a realidade das vias”, destaca a diretora-geral do Detran, Luana Barradas.

Inicialmente, o novo sistema será implantado na sede, no edifício David Solano, na capital. Gradualmente, a expansão ocorrerá para os demais postos de Teresina e, em seguida, seguirá um cronograma de modernização nas demais Ciretrans do interior. A expectativa é que até janeiro de 2024 o novo sistema esteja operando em todas as Unidades de Atendimento do Piauí.

Fonte Cidades na net