Um programa da Secretaria Municipal de Saúde, implantado no dia 23 de março, irá disponibilizar próteses dentárias para pacientes que tenham a saúde bucal comprometida e que não têm condições de comprar o aparelho.
O serviço de confecção visa produzir 30 unidades por mês. Serão oferecidas próteses totais (dentaduras) e próteses parciais (ponte móvel).
De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Joyce Crisóstomo, o encaminhamento será feito pelo dentista que irá avaliar a necessidade do paciente, para só então encaminhá-lo para o laboratório de implantação. Os usuários que estejam precisando do serviço devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Todo o atendimento será gratuito e através do Sistema Único de Saúde (SUS).
“ A partir do momento que ele adentrar no consultório, o dentista vai avaliar a necessidade. E a necessidade também de uma adequação bucal para que ele possa ser encaminhado de forma correta, e a partir dali ele já possa partir para o processo de reabilitação que é a prótese bucal”, disse.
A coordenadora explica que quando o paciente estiver com encaminhamento em mãos, pode procurar a Unidade Básica de Saúde Belinha Nunes, localizado no bairro São Vicente, toda sexta-feira a partir das 8h da manhã. O projeto abrange todo o município de Picos.
CONFIRA O ÁUDIO
JOYCE CRISÓSTOMO