Na sessão realizada nesta quinta-feira, 14 de setembro, a Câmara Municipal de Picos demonstrou seu apoio à campanha do Setembro Amarelo, dedicado à prevenção ao suicídio. O plenário agora está adornado com balões, cartazes e mensagens de valorização da vida. Embora os vereadores não possam discutir o assunto verbalmente durante as sessões, a decoração serve como um gesto simbólico de apoio à causa.

Em uma entrevista exclusiva com a coordenadora do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), Aurilândia Rocha Leal, ela destacou a importância da iniciativa e do engajamento da Câmara Municipal na conscientização sobre a valorização da vida.

“No mês de setembro, intensificamos as ações de prevenção relacionadas à valorização da vida. A Câmara nos apoiou de forma simbólica ao decorar o espaço durante a sessão de hoje, abraçando a temática. Essa valorização da vida parte da comunidade, da população e dos governantes. A Câmara Municipal abraça essa causa por meio dessa ação simbólica, que, mesmo não sendo verbalizada, é uma forma de ação e prevenção”, afirmou Aurilândia.


Coordenadora do CAPS II, Aurilândia Leal (Foto: Danilo Eliéser)

A coordenadora ainda enfatizou a importância da participação de todos na conscientização sobre a saúde mental e a valorização da vida. “Esse momento simbólico nos convida a refletir, inclusive os gestores e vereadores presentes, sobre nossas ações em relação ao acolhimento. O acolhimento não precisa ser feito apenas por profissionais de saúde, mas por qualquer pessoa capaz de acolher e orientar aqueles que estão enfrentando sofrimento mental em direção aos serviços de saúde”, disse.

Atualmente, Picos conta com uma rede de atenção psicossocial, pronta para cuidar daqueles que estão enfrentando dificuldades mentais, especialmente nas unidades básicas de saúde e nos CAPS, como locais de referência para receber acolhimento e orientação.

Fonte: Folha Atual