Início Destaque PM de Picos anuncia início da Operação Impacto no Sertão

PM de Picos anuncia início da Operação Impacto no Sertão

Segundo o coronel Felipe Estanislau – comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos (4ºBPM) – a Operação Impacto no Sertão foi desencadeada após a deliberação do comando do 4ºBPM, com o comandante do Semiárido que viabilizou, através da diretoria geral de operações, sob o comando do coronel Galvão e do comandante geral da Polícia Militar do Piauí, com o apoio de efetivos da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O objetivo da ação, segundo o coronel Felipe, é reforçar o policiamento da cidade de Picos por tempo indeterminado.

Major Felipe (Foto: Cidades na Net)

“Nós iremos reforçar o policiamento da cidade de Picos, à princípio por tempo não determinado ainda, e nós iremos intensificar as ações ostensivas de segurança pública, que são abordagens, principalmente, e fiscalização a transeuntes e a veículos, no intuito de estar verificando a ocorrência de ilícitos e evitando a prática deles”, afirma.

O comandante explicou que o efetivo do batalhão de Picos recebeu reforços do policiamento da capital Teresina, que chega nesta terça-feira (12) em Picos. São equipes do BOPE – Batalhão de Operações Especiais; ROCAM – Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas e RONE – Ronda Ostensiva de Natureza Especial – que irão dar suporte a essas ações, com aproximadamente 50 policiais lançados no terreno diuturnamente.

O policiamento será distribuído em locais estratégicos, denominado pelo coronel Felipe, como “zonas quentes ou áreas de calor”, em outras palavras, aquelas com o maior número de ocorrências.

“Nós costumamos desenvolver nossas ações com base em dados estatísticos, nós, enquanto comandantes, não podemos soltar ou entregar o policiamento à toa sem nenhum critério, nós fazemos uma triagem de horário, natureza de ocorrência e local de ocorrência. Então naturalmente nós estaremos empregando prioritariamente esse policiamento nas chamadas zonas quentes, de acordo com o nosso mapa de calor, onde forem identificados que aquela área territorial específica tem o maior número de ocorrências violentas e de tráfico de drogas”, explicou.

Para Estanislau, a operação também tem a finalidade de demonstrar que a situação da segurança pública está sob controle na cidade Picos, de uma forma mais dissuasória e de maneira mais ostensiva.