O Governo do Piauí lança em setembro a plataforma Gov.Pi Cidadão, um aplicativo com mais de 40 serviços públicos, o que vai dispensar a presença física em órgãos públicos como por, exemplo, no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran). Ellen Gera, diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), disse que o lançamento está previsto para 12 de setembro e a ideia é modernizar a burocracia no atendimento prestado ao público.

“Estamos buscando, de fato, uma transformação digital do Governo, daquele serviço que, em especial, é procurado pelo cidadão e que, muitas vezes, precisa se dirigir para um escritório do Governo, uma secretária, departamento ou agência. Ele precisa ir pessoalmente, muitas vezes levar o comprovante de residência, a xerox da identidade, comprovar que é ele mesmo para abrir o protocolo, para depois esse processo percorrer dentro dass secretarias e o cidadão ter a resposta”, disse Gera.

Além do Detran, o App vai permitir o acesso do cidadão a serviços ofertados pelas secretarias de Fazenda [certidão negativa, por exemplo], Educação [boletim e consulta de histórico escolar, por exemplo], Saúde [verificar a disponibilidade de medicamentos na Farmácia Popular, por exemplo], entre outros.

Ele explica que a primeira versão conta com mais de 40 serviços públicos de 12 secretarias estaduais. De forma gradativa, os serviços que demandam obrigatoriamente a presença física do cidadão em órgãos públicos será substituída.

Além do App Gov.Pi Cidadão, os serviços serão concentrados também em um site.

“O cidadão vai ter uma identidade digital. Ao acessar, a plataforma vai reconhecer o perfil desse cidadão, verifica se tem veículo no Detran, por exemplo. A ideia é que o cidadão possa usar suas redes sociais, sua internet, seu aparelho para se divertir, trabalhar e, se precisar, encontrar de forma fácil os serviços do Governo na palma da mão”, completa o doretor-geral da ATI.

 

Fonte: Cidade Verde