A comodidade do grupo político liderado pelo deputado Nerinho (PT) e o ex-prefeito Zé Neri, é sem nenhuma dúvida o assunto mais comentado nas rodas de conversas políticas da cidade. Os neristas transitam livremente, tanto na gestão do governador Rafael Fonteles (PT), quanto na do prefeito Gil Paraibano. Esse comportamento vem provocando dor de cotovelo em alguns aliados governador e adversários de Paraibano.
Igual sabonete
O deputado Nerinho (PT), a cada ano que passa, demonstra maior maturidade política. O parlamentar, que participa dos governos de Rafael Fonteles (PT) e Gil Paraibano (Progressistas), é mais liso do que um sabonete dentro de uma banheira de espumas quando é questionado sobre a relação com os dois palácios.
Convincente
Mas segundo seus seguidores, a comodidade que vive o petista é justa e merecida. Conforme os membros da nação nerista, ele ajudou a eleger os dois governos, então tem o direito de flutuar livremente pelos dois palácios, se sentar à mesa e participar da ceia oferecida pelos os chefes dos dois palacetes.
Apalavrado
Corre à boca miúda, a informação que é dado como certo o apoio do deputado Thales Colho (Progressistas) à pré-candidatura do secretário de estado do Turismo, Pablo Santos (MDB), para disputar a prefeitura de Picos no pleito do próximo ano. Segundo pessoas ligadas politicamente ao parlamentar, um nome do bolso do ex-prefeito de Paquetá, seria o plano B para ocupar a vaga vice na chapa encabeçada pelo emedebista, caso o plano A não vingue.
Tá no jogo
O empresário Josely de Lima Oliveira, “o Zomim”, parece ter puxado o freio de mão no seu projeto de pré-candidatura a prefeito de Picos. Segundo uma fonte próxima ao empresário, ele quer sim sentar à mesa de discussão e irá se colocar como opção para ocupar o segundo posto na chapa majoritária, que será apresentada pelas oposições ao prefeito Gil.
No centro do poder
O deputado estadual licenciado e secretário de Saúde do município de Picos, Aldo Gil (Progressistas), cumpriu agenda em Brasília essa semana. Na Capital Federal, ele foi recebido em audiência pelo o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, tratando sobre demandas de habitação no Piauí, principalmente da cidade de Picos. Aldo Gil também se reuniu com a ex-deputada federal pelo Estado do Piauí, Margarete Coelho, que hoje ocupa o cargo de diretora de Administração e Finanças do Sebrae. O gestor foi companhado da esposa Tatiane Gil e declarou que a viagem foi bastante produtiva.
Cobrinha vem aí
O escritor e professor Heraldo Santos (PT) já está com sua pré-campanha a uma cadeira na Câmara Municipal de Picos na rua. Petista histórico, cobrinha, como é conhecido, até já adotou seu slogan: “O amigo dos humildes e da juventude”. Ele revelou à coluna uma das táticas eleitorais que irá adotar na campanha do ano que vem. O pré-candidato disse que vai visitar os bairros levando um pacote de pirulito para distribuir com a criançada, após fazer a entrega dos docinhos, mobilizará a meninada a irem buscar seus pais para que ele possa explicar seus projetos, e claro, pedir o voto. Resta saber se a astucia irá funcionar.
Caiu nas graças
O jovem empreendedor e pré-candidato a vereador na eleição do próximo ano no município de Picos, Adalberon Filho, caiu de vez nas graças do ex-vice-prefeito, o empresário Edilson Carvalho. Beron Filho, como também é conhecido no meio político e empresarial, já está sendo chamado de “O menino dos olhos de Edilson”. Carvalho vem demonstrando que irá apostar todas suas fichas no estreante da política picoense e diz acreditar que o menino dos seus olhos tasca uma das 17 cadeiras que serão disputadas no pleito eleitoral
Fechando o cerco
Em São Luís do Piauí, o empresário e pré-candidato a prefeito, Josafá Marques (PT), arrancou das garras do ex-prefeito e seu próximo adversário no pleito do ano que vem, Renato Pio (Progressistas), o vereador Edilson Batista (Progressistas). O parlamentar é o decano da Casa Legislativa e detém o maior número de mandatos da história política do município,inclusive na maioria deles, presidiu a “Mesa Diretora” da Câmara Municipal.
Sinais de decadência
Lá em São Luís, o ex-prefeito dá cartas há mais de duas décadas, quando não esteve à frente da gestão, elegeu um “assina papel”. Diante de tanta hegemonia política, o ex-gestor tem o município como seu feudo, mas segundo informações vindas das bandas lá, é de que a cada pleito que passa, apesar de o ex-mandatário sair vitorioso, é perceptível que a paixão do povo pelo ex-prefeito vem diminuindo.
Sem alteração
Em São José do Piauí, o prefeito Ademaelton Bezerra (MDB) irá manter o mesmo companheiro de chapa no seu projeto de reeleição. O mandatário mantém uma excelente relação política com seu vice Joseídney Bezerra (PSD), apesar de outros aliados do emedebista terem almejado o cargo, o “gordinho”, como é chamado o prefeito no meio político, conseguiu convencer seus aliados que em time que está ganhando, não se mexe.
Será mesmo se baldeou?
Conforme uma fonte da coluna, em Aroeiras do Itaim, a água do barreiro dos de Deus está meio baldeada. Lá, parece que tem muita gente querendo comandar a engrenagem da sucessão do prefeito Bil de Deus (PT). Ainda conforme a fonte, as hierarquias já não estão mais sendo respeitadas dentro do grupo governista.