Enquanto o sol quente iluminava o gramado do campo de futebol em uma bonita tarde neste domingo (20), os jogadores se aqueciam para o início da partida. Foi assim, em clima de alegria e, ao mesmo tempo, emoção, que os jogadores do time do Flamengo de Cacimbinha prestaram homenagem póstuma ao deposita Samuel Barbosa, na partida contra a equipe do Palmeiras de Milhãns, pela última rodada da fase de classificação do campeonato municipal de Geminiano no estádio Oliverão.
O irmão do falecido, Antônio José, e o filho Leonardo Barbosa, entraram em campo com os atletas carregando uma faixa com mensagens de agradecimento pela contribuição dada por Barbosa ao futebol amador, e sobretudo, ao time flamenguista.
A partida que serviu para homenagear o desportista também valia vaga na semifinal da competição. O rubro-negro entrou em campo bastante determinado e fez 3 a 0 logo no primeiro tempo. Na segunda etapa o alviverde até tentou equilibrar o confronto, marcou um gol, mas ficou nisso, e o Flamengo avançou a fase de mata-mata do torneio.
Barbosa, como era conhecido, militou no futebol amador nos municípios de Geminiano e Picos onde passou a residir. No time do povoado Cacimbinha local, onde nasceu e viveu na infância e juventude, ele jogou por vários anos, após pendurar as chuteiras, continuou a beira do campo como treinador e dirigente da equipe. Ele também treinou a seleção da cidade de Geminiano em algumas edições de competições regional entre seleções.
Tão logo fixou residência em Picos, Barbosa assumiu o comando do plantel do Conjunto Habitacional Petrônio Portela o vitoriosos COHAB-BRAHMA, equipe pela fez história conquistando títulos não só em Picos, mas também em outros municípios da região. Por um período ele, em parceria com um grupo de amigos, assumiu a categoria de base da Sociedade Esportiva de Picos (SEP).
O prefeito Ercualno Carvalho definiu como justa a homenagem. “É muito justa todas as homenagens a ele feita. Barbosa foi um grande incentivador do esporte no nosso município e é louvável ter seu legado reconhecido”, pontuou.
Antônio José relatou a emoção de participar desta homenagem. “Meu irmão era um homem de extremo carinho com as pessoas e apaixonado pelo esporte. Eu joguei a vida inteira com ele e estar aqui recebendo essa homenagem é muito gratificante. A nossa família fica muito confortada em ver seu trabalho sendo reconhecido”, disse ele.
Para o filho Leonardo Barbosa, a homenagem simboliza as paixões de seu pai que era o futebol e os amigos. “Gostaria de mais uma vez agradecer essa homenagem, em nome do pai, talvez não temos como retribuir toda os gestos de solidariedade que recebemos de seus amigos. Tenho muito orgulho e alegria em receber essa homenagem, isso mostra que ele não passou por essa vida em vão”, encerrou.
O atual técnico da equipe, Guial, ressaltou o aprendizado que teve com o amigo. “A presença dele ainda é constante na minha mente, um amigo muito carismático e que me ensinou muito a lidar como um time de futebol dentro e fora das quatro linhas”, pontuou.
Além do prefeito Ercualno Carvalho, a primeira dama, Leda Carvalho, secretários e diversas autoridades municipais prestigiaram o evento.