Com o propósito de planejar e alinhar os últimos detalhes para início do segundo semestre do ano letivo de 2023, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, durante essa semana, diversas ações pedagógicas com os profissionais da rede municipal de Educação.
Na segunda-feira, os professores realizaram um encontro online, onde os coordenadores da SEME repassaram alguns informes gerais e deram as boas-vindas aos educadores.
Na terça-feira os professores se reuniram no Centro Educacional Maria Gil de Medeiros para participarem do I Seminário Municipal do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).
A secretária de Educação, professora Noêmia Marques, esteve presente no I Seminário Municipal do PPAIC e, na oportunidade, agradeceu a presença dos docentes. “Estamos hoje aqui reunidos com os professores que fazem parte do ciclo de alfabetização. Quero agradecer aqui a presença de cada um, de cada uma, pelo compromisso demonstrado, pelo sentimento de responsabilidade, de pertencimento com a rede municipal de ensino”, agradeceu.
A coordenadora do PPAIC, Ana Patrícia, destacou que o I Seminário Municipal do PPAIC veio para somar e agregar experiências. “Hoje é um momento para que o município apresente os projetos exitosos dos seus professores. Nós tivemos várias inscrições dos professores da educação infantil, primeiro e segundo ano, onde hoje, cinco foram contemplados e vão apresentar essas experiências exitosas das escolas do nosso município. Então o seminário vem pra somar e agregar experiências”, destacou a Coordenadora.
Na quarta-feira, os educadores estiveram reunidos novamente no Centro Educacional Maria Gil. Dessa vez, o encontro foi ministrado pelos professores da Universidade Federal do Piauí. Na ocasião, os docentes da UFPI conversaram com os professores da Rede Municipal, a fim de conhecer a realidade das escolas municipais, e, assim, firmar uma parceria para a construção de um programa de formação continuada.
“O Seminário para nós é um momento de encontro, resultado de um trabalho que vem sendo organizado pela Universidade Federal do Piauí e pela Secretaria Municipal de Educação, no qual a gente pretende conversar com os professores sobre a realidade do cotidiano da escola, Isso com vista as demandas, e, assim, construirmos juntos um programa de formação continuada para os professores da rede”, explicou a professora da Universidade Federal, Socorro Soares.
Na quinta e na sexta-feira os gestores de cada escola realizaram um planejamento pedagógico visando aprimorar os últimos detalhes para início do segundo semestre, que começa na próxima segunda-feira, dia 07 de agosto.
Para o diretor da escola Municipal Tia Celeste, Tiago Marques, o planejamento escolar é uma maneira de organizar um ótimo retorno dos alunos para início do segundo semestre.
“Dentro da jornada pedagógica que nos foi proposto pela Secretaria Municipal de Educação, estamos hoje fazendo esse encontro com os professores, planejando o segundo semestre, para um bom retorno de nossas atividades escolares”, disse o Diretor.
CCOM/PMP