Na manhã deste sábado, 29 de julho de 2023, em uma manhã festiva, a Rádio Difusora AM de Picos (920 KHz) comemora seus 44 anos, com uma celebração religiosa dirigida pelo padre Pio Feitosa, com preces, orações e bênçãos, como forma de agradecer a todos os amigos, colaboradores, apoiadores e patrocinadores da Rádio Difusora de Picos.
A Rádio Difusora de Picos marca a história da comunicação picoense e macrorregião, pelo seu alcance e por ter sido a primeira rádio a ir ao ar para mais de 60 municípios na região.
Funcionários que integram a emissora prestaram suas homenagens à Rádio Difusora de Picos, relembrando os bons momentos que viveram ao longo dos anos de serviços prestados.
Familiares do saudoso Carluís Barros, em nome de sua esposa, Maria do Carmo Albano, relembraram a importância do diretor do Sistema de Comunicação de Picos, que deixou seu nome marcado na história da empresa e nos corações de quem conviveu com ele.
História
No final dos anos 50, recém-formado advogado e já prefeito de Picos, Helvídio Nunes de Barros já acalentava o sonho de integrar a região através de uma emissora de rádio, o objetivo foi maturado à época de governador e realizado quando senador da República.
Em 29 de julho de 1979, às 8:43 da manhã, entrava oficialmente no ar a Rádio Difusora. Porém, dias antes, foi levado ao ar em caráter de testes o programa “Correspondente do Interior”, um quadro de avisos mesclado com músicas apresentado por José Elpídio e que logo atingiu altos índices de audiência.
A história conta que no dia do lançamento, a multidão se aglomerou na porta da emissora, fato que continuou nos dias seguintes com a presença de pessoas de todas as cidades da macrorregião. Os ouvintes visitavam, faziam festas e mimavam os comunicadores que foram precursores em Picos. As cartas vindas dos cantos mais distantes e remotos comprovavam o carinho do povo.