A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) vai entregar 14 Academias Acessíveis (híbridas) ao ar livre para 13 municípios do Piauí nesta segunda-feira (26). O evento acontece às 8h, no Almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
O projeto das Academias Acessíveis visa a instalação de equipamentos adaptados em espaços públicos para que pessoas com e sem deficiência possam praticar exercícios físicos ao ar livre.
Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a ação é uma continuidade à política de inclusão da pessoa com deficiência do Piauí, que vai ajudar na melhoria da saúde e qualidade de vida.
“Serão beneficiados municípios de todas as regiões do estado. Essas academias melhoram o condicionamento físico das pessoas com deficiência, além de aumentar a sua autoestima e servir como um instrumento de reabilitação”, declara.
No ano passado, aconteceu a primeira etapa do projeto, com 14 cidades beneficiados. Agora, mais 13 municípios do estado recebem os equipamentos, sendo eles: Anísio de Abreu, Jurema, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Piracuruca, Batalha, Jatobá, Sigefredo Pacheco, Paquetá do Piauí, Parnaíba, Valença do Piauí, Teresina (2) e União.
A aquisição das academias é realizada através de recursos oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias, mais contrapartida do governo estadual, no valor de R$ 1 milhão.
FONTE: MEIO NORTE