Aconteceu nessa quinta-feira (22), a ação social voltada para a conscientização sobre a diabetes infantil e o câncer de pele. A ação foi organizada pela instituição Lions Clube de Picos e contou com a presença de profissionais da medicina para guiar o debate e responder dúvidas do público.
A programação do evento foi dividida entre as palestras da Dra. Aline Luz, médica dermatologista, e do endocrinologista Dr. Leonardo Maia, com início a partir das 18h30.
Sobre a temática do diabetes infantil, o Dr. Leonardo Maia explicou que a palestra foi direcionada, principalmente, aos pais de crianças com a doença, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre como lidar com crianças que possuem a síndrome, como e porque uma criança torna-se diabética, quais as diferenças entre o diabetes em crianças e adultos, quais os tratamentos e cuidados em casa, entre outras.
Para o portal Grande Picos, o médico chamou atenção para o fato de a sociedade não considerar o diabetes como uma doença que afeta crianças, fato que segundo o especialista, é um problema a ser divulgado. “Criança desenvolve sim diabetes. Normalmente um tipo de diabete chamado diabetes tipo 1 que é uma doença autoimune onde o pâncreas, o órgão que produz insulina, é destruído [e] ele não produz mais insulina. E é por isso que essas crianças precisam diretamente usar insulina enquanto que no adulto o diabetes é porque a insulina não funciona direito” explicou.
Já em relação ao câncer de pele, a Dr. Aline Luz destacou os cuidados necessários para a prevenção da doença e os fatores de risco.
“O câncer de pele é o câncer mais comum no Brasil e no mundo, e a sua prevenção e diagnostico, quando feito de forma precoce, a gente consegue levar a maioria dos casos à cura. Então é importante que as pessoas saibam identificar um sinal de alerta e a hora certa para fazer a procura com o dermatologista. […] Como o principal fator de risco é a exposição ao sol, é importante que a gente saiba quais são as medidas e como se prevenir com o uso de protetor solar, sombrinha, chapéus, roupas de proteção solar”, orientou.
Junto a isso, a médica também reforçou a importância do diagnóstico precoce. “As primeiras medidas preventivas que fazem diferença no resultado final e também o diagnóstico precoce”.
A ação no Lions Clube foi aberta ao público em geral. Em entrevista concedida a equipe do portal Grande Picos, na manhã de ontem, o presidente Benoni Sousa explicou o objetivo das palestras e a importância delas, principalmente, para a população picoense. “O Lions Clube como é um clube de serviço se preocupa com isso [as questões de saúde] e é um dever da gente, porque nós somos um clube de serviço e temos que ajudar as pessoas e é com esse pensamento de ajudar que nós promovemos essas ações”.
O clube de serviço é voltado para a criação de ações sociais na cidade de Picos e está associado a causas de filantropia globais. O presidente Benoni falou sobre esse trabalho realizado pela entidade.
“O Lions Clube de Picos sempre se preocupa pelo bem-estar social das pessoas […]. No Natal, a gente distribui brinquedos, no dia das mães, a gente distribui presentes para as mães carentes, para as gestantes a gente distribui enxoval de bebê, para a Semana Santa a gente distribui as cestas básicas; e as campanhas, elas são frequentes, falamos sobre a diabetes, a gente distribui cadeiras de rodas. Apesar que o nosso clube, não é um clube, vamos dizer assim, rico, mas é um clube cheio de boa vontade”, finalizou.