O prefeito Gil Marques de Medeiros, o deputado estadual Aldo Gil e o Secretário Municipal de Defesa Civil, João Araújo, receberam uma comitiva de técnicos da Defesa Civil do Piauí, para tratar do mapeamento das áreas de risco do município picoense.
Segundo o Prefeito Gil Paraibano, o trabalho de avaliação e mapeamento das áreas de risco de Picos, é um trabalho fundamental e necessário no que tange às ações preventivas diante da ameaça de riscos. “Temos que ter consciência que esse levantamento tem que ser feito com técnica, mostrando que pode ocorrer um desastre, e é isso que queremos evitar no futuro”, comenta.
O climatologista Werton Costa, membro da Defesa Civil do Estado, esteve na reunião e descreveu as tratativas em relação às ações integradas em planos voltados para a redução de risco no município picoense. “Primeiro, é integrar o município de Picos na construção de um plano estadual de defesa civil. Outra ação importante é a implantação de um programa de educação para redução de risco no município, o qual envolverá escolas da Rede Municipal e a Defesa Civil”, aponta.
O deputado estadual Aldo Gil também participou da reunião. O parlamentar considerou que a integração estado/município, no que concerne à colaboração face ao suporte técnico entre os poderes, implica tomada de decisões céleres e importantes diante de momentos críticos. “É muito importante fazer essa interação. Dar esse suporte à Defesa Civil do Estado, para que, em eventual momento de emergência, a gente tenha tudo mapeado, para poder ter mais segurança para a população”, avalia.
As equipes de técnicos desses poderes, fizeram nesta quarta-feira, 21, um levantamento in loco, nos pontos considerados críticos (áreas de risco) do município picoense. A intenção é observar, e posteriormente, traçar planos preventivos em relação a possíveis desastres.
O Secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo, acredita que o envolvimento entre a Prefeitura de Picos e Defesa Civil do Estado, é salutar no sentido de construir obras de contenção nas áreas de risco, assegurando a integridade daqueles que moram próximos a esses locais.
“Essa visita técnica já foi previamente agendada, recebemos as equipes junto ao prefeito Gil e nosso deputado, Aldo Gil. Estamos visitando os bairros de maior risco, como DNER, Jurandir, São José, na Rua Dom Expedito Lopes; indo ainda para os bairros Paroquial e Aerolândia, bem como visitamos locais onde acontecem alagamentos, como Ipueiras, entre outros. Precisamos ter envolvimento entre Município, Estado e Governo Federal, para que a gente possa conseguir recursos para realizar obras de contenções e garantir segurança para nossa população”, conclui o gestor.
FONTE: CCOM