Durante todo o mês de junho, em alusão ao Dia Mundial do Doador, comemorado hoje, 14 de junho, o Hemocentro Regional de Picos realiza a campanha o “Junho Vermelho”, mês de conscientização e incentivo para que as pessoas abracem a causa. Esta semana o hemocentro chama a atenção da população para quem não é um doador, se torne.
A coordenadora do Hemocentro de Picos, Ana Paula Batista, falou sobre o funcionamento do órgão e explica a decisão de começar a ter atendimentos aos sábados. “É de intenção da nova gestão colocar todos os hemocentros para funcionarem aos sábados, justamente por isso, porque muitas pessoas trabalham de segunda a sexta e não têm essa disponibilidade para estarem vindo fazer a doação”, explicou.
Ana Paula relata que muitas pessoas até sentem o desejo de serem doadoras, mas devido a falta de tempo, o trabalho semanal, as vezes, se torna inviável, ou fazem o adiamento da iniciativa, e como este mês está acontecendo a campanha do Junho Vermelho, a equipe do centro de doações achou interessante experimentar o funcionamento também aos sábados.
Ana Paula conta que o Hemocentro de Picos não atende somente a cidade, mas toda a sua macrorregião e que há expectativa de uma meta a ser alcançada esse mês. “Esse mês nós precisamos alcançar uma meta de 600 bolsas e não é uma meta por si só, é uma meta que realmente nós precisamos ter mensalmente no nosso estoque para atender a nossa demanda”, finalizou.
Critérios para doar sangue:
Segundo o Ministério da Saúde, antes de doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam preencher um formulário de autorização). Pesar no mínimo 50kg. Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).