Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Nesta sexta-feira, 9 de junho, o Brasil celebra o Dia Nacional da Imunização sem muito a comemorar e com a meta de unir esforços para ampliar a cobertura vacinal que vem despencando no país desde 2016. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) fez um alerta à população piauiense sobre a importância de manter as vacinas em dia.

No estado, além dos imunizantes de rotina do Plano Nacional de Imunização (PNI), estão em andamento as campanhas de vacinação contra a Influenza e a Covid-19, ambas com metas específicas.

Até o momento, 699.682 pessoas receberam a vacina contra a Influenza, correspondendo a 56,94% do público-alvo, que é de 1.188.474 pessoas. O imunizante está disponível nos postos de saúde e tem como grupo prioritário idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Em todo o Brasil, apenas 44,53% dos grupos prioritários tomaram a vacina até o começo de junho deste ano, ante 68,1% em 2022.

Em relação à campanha contra a Covid-19, o Piauí já aplicou mais de 9 milhões de doses, sendo que 367.213 pessoas receberam a vacina bivalente, disponível para a população acima de 18 anos que tenha recebido pelo menos duas doses dos imunizantes monovalentes, com um intervalo de quatro meses após a última dose. A cobertura vacinal da bivalente está ao redor de 12% considerando os demais estados.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece vacinas para mais de 30 doenças e disponibiliza cerca de 300 milhões de doses anualmente. A superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, fez um apelo para que os cidadãos piauienses procurem os postos de saúde em seus municípios e atualizem suas cadernetas de vacinação.

fonte: meio norte