A Escola Técnica Estadual Petrônio Portela (PREMEM) na cidade de Picos, realizou na manhã desta segunda-feira (22) mais uma edição do projeto “Eleições e Cidadania”. A ação é desenvolvida desde o ano de 2016.

Na ação, alguns alunos se candidatam aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores dentro da unidade escolar. Onde acontece todo um preparo de candidatura como são nas eleições reais, a votação e os eleitos deverão cumprir com aquilo que prometeram nas suas campanhas e terão que ter um bom rendimento escolar.

Os candidatos preparam seus planos de governo que são apresentados à gestão da escola e assim buscam serem eleitos. Sobre a votação, todos os alunos matriculados nos turnos manhã, tarde e noite poderão votar.

As convenções já foram realizadas, na manhã desta segunda (22), aconteceu os comícios onde os alunos debateram suas propostas e na próxima sexta feira (26), acontecerá então a eleição. É válido lembrar que as eleições municipais se aproximam e abordar a temática agora é uma preparação de conhecimento para os estudantes.

A diretora da escola, Karla Oliveira, explicou sobre essa iniciativa. “Nosso projeto Eleições e Cidadania é um projeto de extrema relevância, porque com ele os alunos aprendem muito sobre discutir política de uma forma diferente do que geralmente a população entende como algo negativo, então discutir política no sentido de democracia, de entender e criticar, saber cobrar”, pontuou.

Karla destaca que essa ação traz a discussão política desde toda a preparação pré-eleitoral, as promessas de mandatos, para que os alunos realmente entendam mais e estejam mais preparados na hora de votar, de cobrar os seus direitos na vida real. Então, aqueles que forem eleitos, precisarão agir como políticos e cumprir seus responsabilidades e honrar com aquilo que falaram que iriam fazer.

Sobre como vai funcionar o trabalho na escola daqueles que forem elegidos, a diretora detalha. “É um trabalho de aproximação com a gestão escolar, então nós e eles sentaremos, eles enquanto estudantes vão trazer quais são os anseios dos estudantes pela escola, o que eles precisam, o que eles acham que pode ser melhorado e junto com a gestão da escola, nós vamos andar de mãos dadas para dar o melhor que a escola PREMEM pode para nossos estudantes”, destacou.

A ação visa levar mais conhecimento político e abrir espaço para debates para que os alunos entendam mais sobre a temática e que ampliem suas opiniões, seus conceitos, percebam a importância desses cargos, das responsabilidades que eles carregam consigo, dos direitos e dos deveres.

CONFIRA A ENTREVISTA COM KARLA OLIVEIRA