O programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, disponibiliza 5.970 vagas em 1.994 municípios em todas as regiões do Brasil. As inscrições serão abertas na próxima sexta-feira (26) e vão até o dia 31 de maio. De acordo com o ministério, profissionais brasileiros formados no país terão prioridade. Brasileiros formados no exterior e estrangeiros podem participar, atuando com registro da pasta em vagas não ocupadas por médicos com registro no país.

A previsão do ministério é de que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho, principalmente nas regiões de vazios assistenciais. A retomada do programa traz aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.

No programa, os participantes poderão receber incentivos pela permanência. Profissionais que forem alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade, de acordo com a oferta do edital, recebem um percentual maior. O novo edital modificou o tempo de atuação dos profissionais de três para quatro anos, podendo ser prorrogáveis por igual período.