Para celebrar o Dia do Gari, comemorado anualmente no dia 16 de maio, a Câmara Municipal de Picos realizou, na noite desta quinta-feira (18), uma sessão solene. A inciativa partiu dos vereadores Francisca Celestina, a Dalva Mocó (PTB) e José Monteiro de Carvalho, o Dedé Monteiro (Progressistas).
Durante a solenidade, os garis receberam certificados das mãos das autoridades presentes como reconhecimento da importância do profissional para a sociedade.
A reunião foi conduzida pelo presidente do legislativo, Eriberto Barros (Progressistas), que que compôs a mesa com os vereardes autores do requerimento, outras autoridades e o representante da classe.
O vereador Dedé Monteiro destacou a importância trabalho desempenhado pelos garis.
“Enquanto a cidade dorme, os garis estão acordados para que ela amanheça mais limpa, organizada, com o seu paisagismo diferenciado”, ressaltou.
A vereadora Dalva Mocó relembrou o trabalho da categoria durante a pandemia de covid 19 e destacou que ela merece o reconhecimento.
“Todos estiveram na linha de frente. Foram heróis. São muito importantes e devem ser valorizados por todos nós”, salientou.
O secretário de Serviços Públicos, Elesbão Monteiro, afirmou que a pasta procura dar condições dignas de trabalho para os profissionais da limpeza.
“A orientação que recebemos do nossa prefeito é de atuarmos para dar todas as condições para que eles trabalhem com dignidade”, afirmou.
Representando os demais colegas de profissão, Joniley Batista, agradeceu aos vereadores pelo reconhecimento e lamentou que a classe ainda sofre preconceito de parte da população. “É importante ver essa casa reconhecendo a importância do nosso trabalho. A gente já viu os vereadores homenagearem médicos, advogados, empresários, dentre outras classes, e estamos felizes por ver nosso trabalho sendo reconhecido. Só lamento ainda haver preconceito por uma pequena parcela da sociedade”, enfatizou.