Projeto do Ministério do Desenvolvimento Social, o Piauí será o piloto em um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do Governo Federal que dará prioridade de 10% das vagas à contratação de inscritos no Cadastro Único, acima de 18 anos, pelo setor privado. A primeira empresa a celebrar a parceria foi o Carrefour. A assinatura do acordo foi feita pelo ministro Wellington Dias (PT) e aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (24) em supermercado do grupo na zona Leste de Teresina.
Segundo apurou o Cidadeverde.com, apenas na empresa serão inseridos 6 mil beneficiários do Bolsa Família até o final do ano, em todo o Brasil. A meta é que sejam 500 mensalmente. Em Teresina, cinco mulheres já tiveram as suas contratações efetivadas.
Segundo Wellington Dias, entre os candidatos às vagas, as empresas devem priorizar a contratação de mulheres negras, bem como os grupos em situação de vulnerabilidade das vagas ofertadas pela empresa. O ministro disse que a meta é chegar a inserção de pelo menos 1 milhão de beneficiários do Bolsa Família no setor privado, para áreas do terciário, construção civil e turismo.
O Bolsa Família tem hoje 21 milhões de beneficiários.
- Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com