O presidente Lula gravou uma mensagem pela passagem dos 200 anos da Batalha do Jenipapo que foi exibida agora há pouco durante solenidade em Campo Maior ( a 78 km de Teresina).
Lula agradeceu os piauienses e falou sobre a importante da sanguenta batalha que aconteceu no estado.
Conheça mais sobre a Batalha do Jenipapo aqui
A solenidade teve início agora há pouco. O governador Rafael Fonteles (PT) participa com entrega de comenda no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior.
Veja agenda:
9h – Solenidade Cívico-Militar em Comemoração aos 200 Anos da Batalha do Jenipapo
Local: Monumento Heróis do Jenipapo – Campo Maior.
Desfile Militar
Apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí
12h – Missa em Ação de Graças
Local: Catedral de Santo Antônio – Praça Bona Primo
“Neste 13 de março quero saudar esse povo lutador do estado do Piauí por esses 200 anos da Batalha do Jenipapo em Campo Maior. Marco importante para a consolidação da independência do Brasil. Temos muitas lutas a vencer e cada homem e cada mulher do Piauí sabe que contará com a minha gratidão e apoio para novas vitórias”, afirmou o Lula em mensagem grava.
Em entrevista antes da solenidade, Rafael Fonteles destacou que a Batalha do Jenipapo é um fato histórico de extrema relevância para a independência do Brasil.
“Estamos aqui para homenagear os heróis do passado e os heróis do presente. Houve a grande Batalha do Jenipapo cerca de 1600 homens das tropas portuguesas contra 2 mil piauienses que sem arma de fogo enfrentaram o Exército Português gerando baixa e dificultando as tropas que tiveram que correr para Caxias e finalmente foram rendidas com apoio dos maranhenses, cearenses e piauienses”, lembrou o governador.
Aguarde mais informações
Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com