Com o objetivo de ampliar o debate sobre os impactos negativos causados pela implantação de grandes projetos nas áreas Energia Eólica, Mineração e construção da ferrovia Transnordestina nos municípios de Simões, Curral Novo, Paulistana; a Comissão Pastoral da Terra (CPT), regional Piauí, promoveu um encontro com jovens residentes de comunidades destes municípios.
O evento aconteceu neste final de semana no Centro de Treinamento Diocesano (CTD) em Picos, e contou com presença do bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva e de dezenas de jovens que residem nestas localidades e são acompanhados através de um projeto de formação desenvolvida pela pastoral.
Segundo Gregório Borges, coordenador do projeto a iniciativa tem como objetivo evidenciar o clamor do povo que tem sofrido com o avanço de grandes projetos na região como a Ferrovia Transnordestina, empresas mineradoras e implantação de parques eólicos. Visto por muitos como a chegada do “progresso”, esses projetos mascaram inúmeros impactos socioambientais às comunidades onde são instalados.
Vários desafios a serem superados foram relatados pelos jovens sobre tudo na geração de emprego e renda já que as empresas só absorvem mão de obras qualificada algo que as comunidades rurais não dispõem.
Além do trabalho de capacitação voltado para a juventude, o CPT também desenvolve uma outra ação formativa voltada para as mulheres camponesas na região.