O delegado Petrônio Henrique, titular do 1º Distrito Policial de Picos, investiga o desvio de quase R$ 500 mil da Prefeitura de Santana do Piauí, a 302 km de Teresina. O principal suspeito é um ex-secretário municipal.

“Já sabemos que é o principal suspeito. Ouvimos a prefeita, alguns secretários e a investigação está adiantada. Em breve enviarei o inquérito para a Justiça”, destacou o delegado Petrônio Henrique.

O desvio teria acontecido antes do Carnaval deste ano e o suspeito teria enviado a quantia para uma conta pessoal. A prefeita da cidade, Maria José (PP), foi quem percebeu o desvio irregular e formalizou uma denúncia no Tribunal de Contas do Estado e junto à Polícia Civil de Picos.

Uma fonte relatou ao Cidadeverde.com que a prefeita identificou o desvio através do setor de contabilidade do município, que percebeu a emissão de notas frias. Ao analisarem os documentos, perceberam o desvio.

O suspeito à época do crime ocupava um cargo de secretário e foi exonerado assim que o desvio foi constatado.

A Prefeitura de Santana emitiu uma nota em razão do fato esclarecendo a adoção de medidas como a exoneração do servidor.

Invasão de hackers

Um desvio similar aconteceu na cidade de Belém do Piauí. Uma ação criminosa resultou no roubo de R$ 350 mil da prefeitura. A denúncia foi feita pelo próprio prefeito da cidade, Ademar Aluísio de Carvalho, que registrou boletim de ocorrência.

Segundo o prefeito, os hackers invadiram na última sexta-feira as contas das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, vinculada a Caixa Econômica. De acordo com a denúncia, foram feitas cinco transações bancárias ilegais. Três de pessoas físicas e duas para empresas de São Paulo.

 

Fonte Cidadeverde / Edição Cidades na Net