Início Colunas Panorama: Continua intacta a aliança entre os grupos de Gil e Zé

Panorama: Continua intacta a aliança entre os grupos de Gil e Zé

Comenta-se nos bastidores da política local que o ex-prefeito Zé Neri está vivendo nova lua de mel com o Palácio Coelho Rodrigues. Parece que os bons ventos voltaram a soprar no terreiro da nação nerista. Caso sejam verdadeiros os buchichos, o homem de fé mostra que apesar dos resultados das urnas do município de Picos, o seu peso político continua sendo respeitado.

Sonho por sonho

O comportamento do romeiro está deixando os adversários do prefeito Gil Paraibano (PP), com uma pulga atrás da orelha. Parte dos oponentes do gestor sonham com um arranca rabo entre Zé e Gil, mas parece que o desejo dos possíveis concorrentes de Paraibano está ficando cada dia mais distante.

Como fica?

Mas os vereadores neristas fizeram rasgados elogios ao início da gestão do governador Rafael Fonteles (PT), na tribuna da Câmara Municipal de Picos na sessão da ultima quinta-feira. A atitude dos parlamentares causou admiração em alguns petistas. Segundo estes companheiros, na época da campanha eles não defendiam o então candidato com tamanha ênfase. Para a turma de vermelho defender governo eleito é fácil.

Sugestão

E por falar nos petistas, um ex-companheiro, daqueles ranzinzas, declarou que o diretório da legenda no município deveria abolir a letra “T” e substituir pelo P, e ainda acrescentar o “S”, afinal o que o antigo adepto furioso quis dizer com isso mesmo?

Está chegando a hora

Está chegando a hora de saber qual será o destino partidário do ex-prefeito Padre Walmir Lima. O ex-gestor havia afirmado à coluna que havia reservado um tempo para reflexão e avaliação da conjuntura política e que logo após o carnaval cairia em campo. Resta saber se após as curvas que fez na política, ele consiga montar um grupo musculoso.

Reconheceram

Muitos políticos que militaram com o ex-prefeito assumem publicamente que Walmir Lima foi um dos melhores prefeitos dos últimos anos para vereadores e lideranças que fossem seus aliados. No entanto, eles afirmam que o religioso só errou na escolha de alguns integrantes do seu núcleo. Segundo os ex-aliados, haviam figuras que não serviam para ocuparem as cadeiras da antessala do gabinete do então mandatário.

Baixa no elenco

O PCdoB picoense precisará se reforçar para a disputa do pleito vindouro. É que o partido abrigou várias lideranças na eleição de 2020 que não detinha espírito comunista. Esses camaradas genéricos estão deixando a agremiação partidária para buscarem abrigo em outras legendas.

De volta para casa

Iata Rodrigues (Foto: José Maria de Barros)

O ex-vereador Iata Rodrigues (PSB) está incumbido de reorganizar o Partido Socialista Brasileiro no município de Picos. O socialista já comandou a legenda na “Capital do Mel” no auge do partido no estado do Piauí. Neste período, a sigla era presidida no estado pelo ex-governador Wilson Martins, que detinha um estilo aguerrido de fazer política que lhe rendeu o apelido de trator. Mas com o passar do tempo, o Wilsão entrou em decadência – politicamente falando – e virou jerico, e o PSB encolheu no Piauí.

Tratativas

Segundo pessoas ligadas ao deputado Thales Coelho (Progressistas), há uma articulação para que o parlamentar indique o comando do PSD no município de Picos. O deputado abrigaria na legenda os vereadores e suplentes que lhe seguem politicamente, mas estão filiados no Progressistas, e também as demais lideranças do seu grupo político que desejarem pleitear uma cadeira no legislativo picoense.

Empecilho

De acordo com os informantes, a engenharia política estaria sendo costurada pelo deputado Georgiano Neto (PSD). Um experiente político da cidade confessou à coluna que visualiza algumas dificuldades de o plano ser efetivado. Para o veterano, a ligação de Thales Coelho com o senador Ciro Nogueira – presidente nacional das progressistas – poderá emperrar as negociações

Número 1


No município de Sussuapara, a eleição de 2024 caminha para uma candidatura única. Até o momento não sinais de que vai aparecer um concorrente para o prefeito Naerton Moura (Progressistas), que disputará a reeleição. Na visão do prefeito, é importante que haja concorrência para o fortalecimento da democracia, mas segundo ele, se de fato não houver uma candidatura oponente à sua, é sinal de que sua gestão está agradando a ampla maioria.

Na trilha

Em Itainópolis o ex-prefeito Zé Maia (PL) continua trabalhando para voltar a gerir o município após mais de duas décadas. Informações vindas da Itália piauiense dão conta de que há algumas fissuras no grupo governista município que se não reparadas agora, poderá avançar para estágio de rachaduras e caso esse cenário venha a se concretizar, facilitaria um possível retorno da família Maia ao poder.