As denúncias anônimas são as principais formas de contribuição que a população pode fazer para ajudar o Conselho Tutelar de Picos.  De acordo com a presidente do órgão, Mercilândia Rodrigues, através de denúncias e apurações, os conselheiros podem conseguir tirar crianças, jovens e adolescentes de riscos de vulnerabilidade maior.

“É muito importante a contribuição da sociedade para com os trabalhos do Conselho Tutelar, nós recebemos sim muitas denúncias anônimas a partir do disk 100.  Fica aqui até mesmo o pedido dos conselheiros tutelares de Picos, que ao fazer uma denúncia no disk 100, faça uma denúncia com fundamentos e quando o conselheiro for realmente verificar essa denúncia, que a sociedade contribua de uma forma bem clara para poder a gente conseguir tirar essa criança ou esse adolescente de um risco, de uma vulnerável maior, e para isso nós precisamos muito da sociedade”, disse.

A presidente reforça que as pessoas não precisam ter medo de denunciar, pois a identidade do denunciante fica no sigilo absoluto. O telefone para denúncias é o disk 100.

“Se você fizer uma denúncia pelo disk 100, é anônima, mas se você fizer pelos telefones dos conselheiros, as denúncias sempre vão ser anônima, porque nós conselheiros temos a ética de não dizer quem prestou aquela denúncia”, explicou.

Confira a entrevista

Mercilandia Rodrigues