O Piauí começou o ano de 2023 com um cenário diferente na questão climática, apresentando um tempo mais chuvoso. Nesse início de mês, a previsão é que a temperatura fique mais amena e as pancadas de chuvas voltem a aparecer por todo o estado.
O professor de climatologia da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa, falou sobre como está ocorrendo esse período.
“Está consolidado, apesar da aparente condição de regularidade promovida pelos momentos finais da La Niña, aquele fenômeno caracterizado pelo resfriamento das águas do pacífico, as chuvas seguem no estado do Piauí”, disse.
De acordo com o climatologista, essas chuvas irão apresentar diferentes níveis de intensidade, e que segundo estudos, podem ter certo nível de perigo.
“Os institutos nacionais que monitoram o processo de chuvas, de aproximação dos principais sistemas atmosféricos, vem qualificando essas chuvas com certos graus de risco, é o padrão amarelo, laranja, em alguns casos vermelho”, explicou.
Werton pontuou que atualmente o Piauí está enquadrado na categoria amarela, que representa estado de atenção, e por isso reforçou a importância de estar atento aos locais mais vulneráveis.
“Nós devemos estar vigilantes, principalmente nas chamadas áreas de risco, considerando que alguns municípios médios como Picos, Floriano, Parnaíba e mesmo a capital, têm uma baixa resiliência ou uma baixa adaptabilidade”, contou.
O professor ressaltou que essas cidades evoluíram, mas acabam não tendo um sistema de drenagem seguro, e concluiu lembrando que de certa forma, essas chuvas podem ter risco em algumas regiões.
“Toda e qualquer chuva vai provocar em algum momento algum tipo de transtorno, essa chuva que faz a alegria do homem do campo deve ser vista com bastante atenção pelos moradores”, finalizou.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA: