A começar deste sábado (10), até ás 15h da próxima quarta-feira (15), estaremos como diz um trecho da canção “A Natureza das Coisas”, do cantor e compositor Flávio José, “pode acontecer tudo, inclusive nada”, na política picoense. Tudo isso devido à disputa pela presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Picos.
Prenúncio
Reza a lenda que até mesmo na hora de fazer o X na cédula de votação, ninguém está seguro na disputa. Segundo um personagem da política local, que costuma fazer profecias, há um prenúncio de que algo inimaginável possa vir a acontecer, provocando uma reviravolta gigantesca no processo eleitoral.
Exatas
Um exato analista da política da “Capital do Mel” assegura que o resultado já está cravado. Segundo ele, nem mesmo o filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos, considerado por muitos como o “Pai da Matemática”, se vivo fosse, seria capaz de alterar o resultado da soma.
Em busca da raspa do tacho
Vários prefeitos do estado Piauí, incluindo alguns da região de Picos, ligados ao Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, estiveram em Brasília. Os gestores anunciaram investimentos para seus municípios no apagar das luzes do governo do presidente Jair Bolsonaro. Parecem ter conseguido um punhado da raspa do tacho.
Balançado à peneira
Mas parece que o ministro convidou apenas aqueles em que ele deposita maior grau de confiança. Comenta-se que tem umas duas dúzias de prefeitos progressistas que juravam de joelhos no chão fidelidade ao partido de Ciro Nogueira, e que já foram apagados daquela famosa planilha que foi divulgada no ano passado no período de pré-campanha eleitoral.
Tiririca da vida
Apesar de não ter se expressado publicamente dizendo que não, o presidente da Câmara Municipal de Picos, Francisco das Chagas de Sousa, o “Chaguinha”, teria ficado tiririca da vida com os vereadores da bancada de oposição que boicotaram o jantar de confraternização de final de ano, promovida semana passada pela presidência.
Sem fair play
Segundo um experiente político da cidade de Picos, além de deselegante e desrespeitoso, o gesto dos integrantes do escrete oposicionista demostrou não dispor de espírito esportivo, caso o verdadeiro motivo da ausência esteja relacionada à disputa da Mesa Diretora da Câmara Municipal.
Variadas desculpas
As justificativas apresentadas pelos vereadores faltosos são as mais esfarrapadas possíveis. Os pretextos vão desde visitas inesperadas, promessas religiosas, viagem de última hora, Etc, Coisa & Tal. Segundo um servidor da “Casa do Povo”, só faltou algum dos parlamentares ausentes alegar que devido a um voo espacial à Marte, ou mesmo à Lua, não pôde se fazer presente para a ceia comemorativa do legislativo picoense.
Segue o jogo
Apesar de não ter obtido o resultado esperado na eleição de outubro passado, o médico Gutemberg Rocha (MDB), que concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa, retomou sua rotina de trabalho. O médico e político também parece ter retornado às habituais rodas de bate-papo que sempre participava com um grupo de amigos.
De medalha no peito
Os deputados federais eleitos, Jadyel Alencar (PV) e Francisco Costa (PT), receberam a medalha “Mérito Legislativo Vereador Gilson Nunes” nesta quinta-feira (08). Assim como os demais deputados com atuação política no município que também foram agraciados com a honraria, prometeram retribuir a homenagem com muito trabalho em defesa dos interesses da “Capital do Mel” na Câmara Federal.
Ruma a Brasília
O deputado federal eleito Jadyel Alencar confirmou que o ex-secretário de Agricultura do município de Picos, João Paulo Nunes, irá integrar a sua equipe de assessoria parlamentar na Câmara Federal em Brasília-DF. JP, como também é conhecido no meio político, coordenou a campanha eleitoral do futuro parlamentar na região de Picos.
Dilema
Já o secretário parlamentar da deputada Iracema Portela (Progressistas), o itainopolense Fábio Dias, vive a incerteza se a partir de fevereiro do próximo ano continuará usando o bonito crachá da Câmara Federal. É que como sua madrinha política não concorreu à reeleição, Dias perderá o posto de assessor. FD apoiou o deputado eleito Júlio Arcoverde (Progressistas), mas parece que os votos dados ao futuro parlamentar não dão garantias de permanência no posto que hora ocupa.