Início Destaque Diretor da penitenciária masculina de Picos apresenta melhorias implantadas na unidade prisional

Diretor da penitenciária masculina de Picos apresenta melhorias implantadas na unidade prisional

A Cadeia Pública de Picos foi aberta na manhã desta quarta-feira (07) para a visita a equipe de reportagem o Sistema de Comunicação de Picos, que inclui as rádios Grande FM e Difusora AM. Toda a estrutura da casa penal foi apresentada como uma prestação de contas do trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos custodiados da unidade prisional.

O diretor de administração da Penitenciária José de Deus Barros, Sinval Hipólito, destacou as melhorias vividas no sistema penitenciário piauiense. Segundo ele, os custodiados são assistidos diariamente. No momento, 470 detentos de várias cidades da região e de outros estados, cumprem pena na penitenciária, que dispõe de vagas e um amplo espaço de saúde.

Segundo o gestor, os internos contam com salas de consulta médica e de enfermagem, atendimento social e psicológico, enfermaria, farmácia, depósito de remédios e sala odontológica. “Nós temos aqui uma equipe muito comprometida, formada por policias penais e profissionais da área de saúde, educação assistência social e jurídica, que trabalham diariamente para prestar o melhor serviço possível”, disse ele.

Sinval Hipólito explicou que o local funciona de forma padronizada com o manual de procedimentos da Secretaria de Segurança Justiça do Piauí (Sejus), é executado com rigor para garantir não só o controle e a disciplina do sistema, mas também promover, a cada dia, mais dignidade para a pessoa privada de liberdade e humanização. “Esse presídio recebeu nos últimos anos melhorias significativas, seja na infraestrutura como também no que diz respeito à segurança com equipamentos de monitoramento eletrônicos”, salientou.

Ele ainda comentou as iniciativas de ressocialização dos presos que são desenvolvidas dentro da unidade prisional. “Aqui nós procuramos conscientizar os privados de liberdades da importância deles reconstruírem suas vidas quando cumprirem suas penas. Por isso são várias atividades que eles desenvolvem aqui dentro”, assegurou.