Início Destaque Panorama: Será mesmo se Pedro Pio vai ficar só no piu piu?

Panorama: Será mesmo se Pedro Pio vai ficar só no piu piu?

O anúncio do apoio do vereador Marcos Buriti (PTB) ao colega Pedro Pio (Progressistas), candidato governista à presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal Picos, ocorrido no sábado (19), durante um café da manhã seguido de entrevista coletiva na residência do deputado eleito Aldo Gil (Progressista), provocou inquietude na bancada de oposição. É que durante o café foi afirmado que a eleição já está decidida favoravelmente ao Palácio Coelho Rodrigues.

Contra atacou


O candidato oposicionista, Eriberto Filho (Progressistas), tratou logo contra atacar o parlamentar e promoveu também um café da manhã, também com a presença da imprensa na terça-feira (21), para lançar a chapa por ele encabeçada. Já na quinta-feira (24), o mesmo grupo se encontrou com o empresário e político Araujinho (PT).

Quase lá

Na manhã desta sexta-feira (25), o deputado Aldo Gil voltou a se reunir com bancada governista em um almoço cheio de muito otimismo. Os vereadores estão confiantes que pelo menos um dos colegas já estaria praticamente convencido a mudar de lado. É espera para ver.

Será se vai ter pulo?

A movimentação do grupo da oposição teve por objetivo desmontar unidade da bancada em meio aos rumores que vai sair um Judas de dentro do seleto grupo. Nos comentários da “Rádio Calda”, são reais as chances de Pedro Pio cantar mais alto no poleiro da disputa. Mas um dos vereadores da oposição garante que Pedro vai ficar só no piu piu.

Inversão

Em município bem próximo da cidade de Picos acontece algo bastante inusitado. Lá o Partido dos Trabalhadores foi triturado, literalmente. A legenda chegou a disputar a prefeitura contra o atual grupo político que dá as cartas do baralho desde da primeira eleição. Com o passar do tempo houve um racha entre os companheiros e o lado mais forte indicou o candidato a vice nos dois últimos pleitos.

Prestes a se apoderar 

Mas para fortalecer a candidatura do governador eleito Rafael Fonteles (PT) na eleição deste ano, o prefeito desembarcou de mala e cuia no ninho petista. Segundo comentários vindos do referido município, o vice-prefeito que já vinha sendo jogado para escanteio, se não reagir, vai terminar a gestão sentado na sarjeta na beira da estrada.

Com as barbas de molho

Os adversários políticos de alguns prefeitos da região de Picos ligados ao Ministro Ciro Nogueira, presidente nacional do progressistas, já começaram a murchar as orelhas devido a rumores que estes gestores poderão migrar para o PDS do deputado Georgiano Neto ou o MDB do senador Marcelo Castro.

Medo de balão

A preocupação das lideranças é que como a caneta do ministro resta menos de dois pingos de tinta na caneta, eles temem o desembarque dos seus concorrentes no pleito vindouro no salão de entrada do Palácio de Karnak, – Sede do Governo do Estado do Piauí. Os inquietos querem exclusividade em 2024, ou seja, um governador para chamar de seu.

Sob nova direção

O vereador João Guilherme (MDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santana do Piauí para o próximo biênio. O parlamentar, que é sobrinho do ex-prefeito de Picos padre Walmir Lima (Sem Partido), recebeu oito dos nove votos. E conseguiu a vitória graças a um consenso construído entre os oito colegas. O vereador Ismael Borges (Solidariedade) foi o único a não participar do piquenique e se absteve na votação.

Aprovado

O prefeito Erculano Carvalho (Progressistas) teve as contas de governo de sua gestão referente ao exercício do ano 2020, aprovadas pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE). A 1 turma do colegiado aprovou as contas em conformidade com o parecer do Ministério Público de Contas (MPC), que não encontrou nenhuma irregularidades na prestação de contas apresentadas pelo gestor.

De volta


O vereador Afonsinho (MDB) retornará a sua cadeira na Câmara Municipal de Picos. O emedebista está licenciado para tratamento de saúde. Afonsinho é um dos parlamentares mais atuante nas últimas duas legislaturas, independentemente do lado em que esteja.

Político de várias trilhas

O parlamentar fez oposição ao então prefeito Kleber Eulálio, em seus quase dois anos à frente do Palácio Coelho Rodrigues. Já nas administrações do ex-prefeito Padre Walmir Lima e do atual Gil Paraibano, ele desfilou pelas bancadas de situação e oposição em ambos os governos.

Se despedindo


Com isso, o suplente Pedro da Coca deixa a casa legislativa. Mas, segundo os comentários, Pedro da Coca parece ter se apaixonado pelo parlamento e já dão como certa que ele irá trabalhar forte para conquistar uma vaga para chamar de sua em 2024.