A base aliada do prefeito Gil Paraibano (Progressistas) se reuniu na manhã deste sábado (19) para anunciar o apoio do vereador Marcos Buriti (PTB), do vereador Pedro Pio (Progressista), à presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Picos.
Café do otimismo
A adesão foi selada em um café da manhã seguido de uma coletiva de imprensa na residência do deputado estadual eleito, Aldo Gil. A mesa na casa do futuro deputado estava farta, os bolos servidos eram recheados de alívio, otimismo, segurança, tranquilidade e certeza na vitória do candidato urgido pelo Palácio Coelho Rodrigues.
Meio caminho andado
Por falar em Aldo Gil, coube a ele a incumbência de viabilizar as negociações para aquisição dos votos necessários para eleger o vereador Pedro Pio. O futuro deputado já executou 50% da tarefa com a chegada de Marcos Buriti. E o que comenta-se nas avenidas, ruas, becos e vielas da cidade de Picos é de que ele consiga, não só mais um voto, mas sim dois, um da virada e outro da segurança.
Estilo mineirinho
Configurando-se essa projeção é correto afirmar que Pedro Pio, com seu estilo mineirinho, não só começou a pia, mas sim poderá cantar de galo no terreiro da bancada de oposição que tem bem na ponta o vereador Eriberto Filho.
A vontade
O vereador Marcos Buriti se mostrou bastante à vontade após fazer o caminho de volta. O vereador conseguiu a primeira suplência no pleito de 2020 no palanque do prefeito Gil. Buriti passou alguns meses fumando no mesmo cachimbo da bancada de oposição, mas segundo ele, no grupo oposicionista é preciso muito cuidado na hora de tragar, pois corre o risco de engolir uma brasa jogada por um dos próprios integrantes do seleto grupo.
Bombardeio
Tão logo foi noticiado a adesão de Marcos Buriti à candidatura de Pedro Pio, seus antigos aliados turbinaram as redes sociais com declarações dadas pelo parlamentar criticando o prefeito Gil, inclusive um vídeo com trechos de um pronunciamento do parlamentar comparando o seu rompimento com o gestor a perda de um dedo da mão, mas em tom de brincadeira, o petebista declarou que tinha colocado o membro no gelo e agora reimplantados.
Palavra cumprida
O presidente da Câmara Municipal de Picos, Chaguinha, afirmou que se algum dos integrantes da bancada de oposição apostou em uma possível quebra de acordo entre ele e o prefeito Gil Paraibano, em relação a eleição da Mesa Diretora, perdeu o dinheiro. O petebista declarou que Pedro só receberá dois votos no pleito interno, o dele mesmo e do presidente.
Quem será?
Como vai reagir a bancada de oposição após a afirmação do deputado eleito Aldo Gil, que a eleição da “Mesa Diretora” foi definida favoravelmente para grupo governista? Resta saber quem fará o papel daquele peixe de coloração marrom ou preta manchada de cinza, possui escamas, olhos e boca grandes, dentes afiados e nadadeiras arredondadas e o nome começa com a letra T?
Agora parece que vai
Os candidatos a presidente e vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios, pela chapa “APPM Para Todos”, Toninho (PSD), prefeito de Caridade do Piauí e Admaeltron Bezerra (MDB), prefeito de São José do Piauí, promoveram sexta-feira (18), um encontro com prefeitos dos territórios dos vale do Guaribas, Canindé e Itaim.
Sandálias da humildade
Os prefeitos de São José do Piauí e de Santo Inácio do Piauí Admaeltron Bezerra (MDB) e Tairo Mesquita (PT), respectivamente, deram um show de humildade ao retirarem suas candidaturas a presidência da entidade e reconhecerem a melhor vitalidade da candidatura do prefeito Toninho de Caridade do Piauí.
Situação invertida
A situação Toninho é bem mais confortável do que quando disputou em 2020. Naquela disputa o seu adversário Paulo Sergio (Progressistas), prefeito de Francinopólis, contava com o apoio do então todo poderoso ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Na eleição deste ano, o gestor continua apoiado pelo ministro, mas agora em frangalhos. Já Toninho conta com as bênçãos do governador eleito, Rafael Fonteles.
Mudança de rota
Segundo os articuladores da campanha de Toninho, vários prefeitos progressistas que votaram no atual presidente da APPM, estão inclinados a mudar o voto na disputa vindoura.
No mesmo lugar
O vereador Antônio Ramiro (Progressistas) foi reeleito presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sussuapara. O parlamentar que foi eleito por unanimidade é considerado fiel escudeiro do prefeito Naerton Moura, que ao lado do ex-prefeito Edvardo Rocha, conduzem sem rusgas a família “Pé Trocado”.
Homenageados
A Câmara de Municipal de Picos promoveu uma Sessão Solene de entrega de Medalhas de Honra “Mérito Legislativo” aos parlamentares reeleitos e eleitos no pleito eleitoral de outubro e que possuem parcerias políticas com os vereadores picoenses.
Emparedados
Durante a sessão, os homenageados foram alertados pelo vereador Chaguinha, que falou em nome dos demais colegas. Eles querem que os homenageados retribuam com muito trabalho a votação recebida pelo eleitorado picoense.