Início Editorias Educação “Até o final do ano todas as escolas estaduais terão Saúde Digital”,...

“Até o final do ano todas as escolas estaduais terão Saúde Digital”, diz Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta segunda-feira (31), que todas as escolas estaduais do Piauí contarão com o programa Saúde Digital até o final deste ano. A expansão do serviço foi destacada durante a entrega da reforma do CETI Didácio Silva, zona Sudeste de Teresina e faz parte de um conjunto de investimentos na infraestrutura e inovação tecnológica da rede pública de ensino.  

Atualmente, seis escolas já oferecem o atendimento de telemedicina, mas a meta é ampliar para todas as unidades da rede estadual. A iniciativa permite que alunos acima de 12 anos realizem consultas médicas online de forma independente, com um profissional presente na escola para auxiliar na chamada da consulta e na impressão da receita. Além disso, as famílias são informadas sobre os atendimentos diretamente pela escola.

A expansão do Saúde Digital já contempla unidades em diversas cidades do estado, como:

  • Teresina – CETI Didacio Silva

                          – CETI Júlia Nunes

  • Piripiri – CETI José Narciso
  • Castelo do Piauí – CETI Cônego Cardoso
  • Campo Maior – CETI Raimundindo Andrade 
  • Altos – CETI Afonso Mafrense

O programa oferece consultas com 10 especialidades médicas, além do atendimento clínico geral. Segundo o secretário de Saúde, Antônio Luiz, a escola fornecerá computadores e equipamentos para que os alunos possam acessar o serviço com hora marcada ao longo do dia.

“Já existe o atendimento 24h pelo celular, mas agora ampliamos esse suporte dentro da própria escola, garantindo que todos tenham acesso à saúde sem sair do ambiente escolar”, explicou.

Além do Saúde Digital, o governo do estado segue investindo na modernização da rede pública. O secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou que o Piauí é o primeiro estado brasileiro a transformar todas as suas escolas de ensino médio em unidades de tempo integral, com ensino profissionalizante.

“Isso está acontecendo nos 224 municípios, por isso há a necessidade de reformas estruturais, para que as escolas sejam ampliadas, climatizadas, com quadra poliesportiva e um ambiente mais confortável para alunos e profissionais da educação”, afirmou.

Durante a inauguração, o governador Rafael Fonteles reforçou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos estudantes.

“Aqui já é uma escola que possui grandes resultados, com a dedicação ampla dos alunos e servidores da educação. Imagine agora, com infraestrutura física e tecnológica ampliada, fazendo com que os alunos rendam muito mais”, declarou.

Com a reforma, a escola Didáco Silva ganhou espaços modernos, climatizados e totalmente equipados para atender os 460 alunos do ensino médio de tempo integral.  

Cidade Verde