O governador Rafael Fonteles (PT) garantiu na manhã desta quarta-feira (26) que mais de 190 prefeitos aderiram ao “Pacto pelo Piauí”, uma cooperação técnica e financeira para diversas obras nos municípios.
“A participação dos municípios foi muito intensa, com mais de 190 adesões, sendo que a grande maioria se propôs a aderir a todos os sete pactos. Sem sombra de dúvida, o evento está sendo bem-sucedido, pois fortalece a cooperação técnica e financeira entre estado e municípios”, garantiu o governador ao participar da abertura do 30º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias, realizado no Centro de Convenções de Teresina.
O evento ocorre em sinergia com a segunda fase do Pactos pelo Piauí, iniciado na última segunda-feira (24), e busca fortalecer a cooperação entre os entes federativos, promovendo integração entre os governos federal, estadual e municipal.
Durante a solenidade, Fonteles destacou a forte adesão dos municípios piauienses ao programa, reforçando que as ações propostas são universais e abertas a todas as prefeituras.
Os Pactos pelo Piauí envolvem iniciativas estratégicas em áreas essenciais como educação, saúde, infraestrutura, inovação, segurança e desenvolvimento econômico. De acordo com o chefe do Executivo estadual, além da adesão ao programa, o governo seguirá com ações individualizadas para atender às demandas específicas de cada município, especialmente no que diz respeito à infraestrutura e geração de emprego e renda.

“Teremos ainda muitas ações nesses setores, observando a situação de cada cidade. O que estamos apresentando aqui são propostas universais, voltadas para os 224 municípios piauienses. Quase 200 cidades participaram do evento, e os pactos seguem abertos para adesão”, enfatizou Fonteles.
O 30º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias ocorre em todos os estados brasileiros, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. No Piauí, a programação segue até sexta-feira (28), com oficinas sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), além de palestras sobre gestão de recursos, transparência e captação de verbas públicas.
Entre os destaques da programação está a palestra magna sobre ferramentas de gestão e transparência, Rede de Parcerias e sistemas essenciais para aprimorar a governança e a eficiência na administração pública.
“Aqui estamos falando de parcerias públicas, em que o Estado auxilia os municípios na execução de ações fundamentais para o desenvolvimento local”, concluiu Rafael Fonteles.
O evento reúne gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil, com o objetivo de aprimorar políticas públicas, ampliar o acesso a financiamentos e fortalecer a governança no Piauí.
Cidade Verde