Os postos de combustíveis autuados durante a operação conjunta do Procon e do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) têm até a próxima semana para apresentar defesa ao Ministério Público do Piauí. O prazo de 15 dias úteis foi estabelecido a partir da fiscalização realizada entre os dias 24 e 28 de fevereiro, em Picos e municípios da região.

No total, nove estabelecimentos foram autuados, sendo seis por “medida baixa”, quando o volume de combustível entregue ao consumidor é menor do que o registrado na bomba. Em alguns casos, a diferença chegou a 180 ml a cada 20 litros abastecidos.

Além disso, dois postos foram flagrados comercializando gasolina com teor de etanol anidro acima do permitido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), variando entre 30% e 31%, quando o limite máximo é de 27%. Outro posto foi autuado por não possuir o kit de análise de combustíveis, equipamento obrigatório para testes de qualidade.

A operação aconteceu em 62 postos de combustíveis nos municípios de Picos, Jaicós, Pio IX, Sussuapara, Geminiano, Dom Expedito Lopes, Ipiranga e Monsenhor Hipólito. Em nota, o Ministério Público do Piauí destacou que a fiscalização busca garantir a transparência e proteger os consumidores de fraudes no abastecimento.