Entre os meses de janeiro e setembro, cerca de 6,5 milhões de trabalhadores decidiram deixar os seus empregos, gerando um aumento significativo em relação aos anos anteriores. Jovens entre 18 e 24 anos lideram essa tendência, indo atrás de novas oportunidades ou apostando no empreendedorismo. De 100 pedidos de demissão, 30 são feitos por profissionais dessa faixa etária. A alta rotatividade tem preocupado as empresas.e quais são os motivos?

O principal motivo para os pedidos de demissão é a busca por melhores oportunidades em outras empresas, Depois aparece a falta de perspectivas de crescimento dentro das organizações. De acordo com o índice de Confiança da Robert Half, 40% dos profissionais de recrutamento apontam essa questão como a principal razão para as saídas, um crescimento significativo em relação aos 25% registrados em 2023.mais informações importantes

Segundo um estudo do Glassdoor Worklife Trends 2025 essa percepção, revela que 65% dos profissionais se sentem estagnados em suas funções atuais. Entre os principais fatores que impulsionaram a onda de desligamentos em 2024, segundo a Robert Half, estão: 

Propostas salariais mais atrativas em outras empresas (71%);Falta de oportunidades de crescimento (40%);

Salários abaixo da média do mercado (24%);

Benefícios pouco competitivos (22%);

Falta de reconhecimento e recompensas (22%).