O ingresso da criança no mundo da Educação é um processo que requer muito cuidado, uma vez que é uma etapa extremamente delicada na vida de todo ser humano. Para garantir que esse estágio se dê sem traumas para os pequenos e para os seus pais, o Colégio Machado de Assis de Picos preza pela paciência e pelo acolhimento.

“Procuramos acolher as nossas crianças com a sua individualidade, com a sua especificidade, porque ninguém é igual a ninguém”, informou a coordenadora da Educação Infantil e 1° ano da unidade do Canto da Várzea do Colégio Machado de Assis, Raquel Fontes.

A coordenadora explicou que são trabalhados aspectos como o coletivo, a interação com os outros alunos, mas sempre respeitando o choro, até que a criança se sinta confortável dentro do espaço escolar. “Temos professores que são formados e tem toda competência para acolher essas crianças quando vem à escola pela primeira vez”, explicou.

Raquel informou que no Infantil I são acolhidas crianças na idade de um ano e três meses, desde que tenha independência no caminhar. Geralmente essas turmas são formadas por 12 crianças com três professores. O horário se estende de 7h às 11h, havendo uma soneca nesse período – fato importante para a construção da rotina que será desenvolvida ao longo ano letivo.

Projeto

A coordenadora explicou que o Colégio Machado de Assis desenvolve o projeto “Adaptação Escolar”, que prevê um encontro com as famílias do Infantil I, II e III, antes do início das aulas, contando com a participação de uma psicóloga e de um fonoaudiólogo. “Nesse momento a gente consegue dialogar com as famílias de forma mais assertiva, falando sobre o cuidado, o material escolar, os horários que a escola funciona”, explicou.

Raquel Fontes explica que essas reuniões são uma forma de trabalhar o afeto e de como as crianças podem ser acolhidas. “Cabe ao adulto ter o afeto para entender, e é isso que a nossa escola trabalha”, relatou.

Após as duas semanas iniciais, o Colégio Machado promove mais uma reunião com os pais para avaliar esses primeiros dias da criança na escola, assim a preocupação com o bem estar dos pequenos alunos é constante.

CCOM