Um dado revelado nesta segunda-feira (17) pelo secretário municipal de Segurança Pública de Teresina, coronel Wagner Torres, mostrou a defasagem no efetivo da GCM de Teresina. De acordo com o chefe da pasta da segurança, pelo que determina a Constituição Brasileira, a guarda teresinense deveria ter um efetivo total de pelo menos 1.738 gcm’s. Porém, o número atual é bem distante disso: apenas 316 guardas integram a corporação, o que representa apenas 18,18% do considerado ideal.
Quem fez o cálculo que traz esse dado preocupante foi o próprio secretário Wagner Torres, em entrevista ao programa Comando Geral, da FM O Dia e O Dia TV. O dado é baseado é uma exigência da Constituição Federal, que prevê que cidades com mais de 500 mil habitantes devem ter o seu efetivo de guardas calculado levando em consideração o número de habitantes.
“Cidades com população acima de 500.000, deve se fazer a conta multiplicando por 0,2%. Teresina, pelo último levantamento feito pelo IBGE em 2022, tem uma população de 866 mil habitantes. Se você fizer um cálculo simples e multiplicar por 0,2%, dá 1.738. Então, nós deveríamos ter 1.738 guardas municipais. E temos quantos hoje? 316. Já chegamos a ter o número de 407. Só que a turma vai fazendo outros concursos e vai saindo”, explicou Wagner Torres.
Assis Fernandes / O DIA
Wagner Torres, secretário municipal de Segurança Pública de Teresina
O secretário destacou que o número total de 316 diminui ainda mais quando se leva em consideração os afastamento do trabalho por motivos internos. “São 316 gcm’s. Mas prontos para o serviço, eu tenho 258. Porque tem os que estão de atestado médico, as gestantes – temos oito grávidas lá. E por dia, entram 44 (na escala). Por que 44? Por conta da carga horária semanal; eles trabalham 30 horas; trabalham um dia e folgam 5”, complementou.
Secretário planeja novo concurso para GCM em 2025
Mesmo com os graves problemas financeiros enfrentados pela Prefeitura de Teresina, a secretário Wagner Torres afirmou que neste ano, deve ser realizado um novo concurso para a Guarda Municipal. A previsão é de que o edital seja lançado ainda neste primeiro semestre, com as provas sendo realizadas até o final de 2025. A ideia é que o certame ofereça 200 vagas.
O Dia