Uma visita de cortesia do prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), ao seu antecessor Gil Paraibano (Progressistas), deu o que falar e deixou alguns aliados do prefeito muito mais assanhados do que abelhas de maribondos quando recebem uma pedrada.
Assanhados
A tenção nos arredores do Palácio Coelho Rodrigues foi devido ao prefeito ter posado para fotografia ao lado do Paraibano e do presidente estadual do Progressistas, Joel Rodrigues. A tenção só começou a baixar após o gestor divulgar um vídeo em suas redes sociais explicando que a visita feita teve o objetivo de sanar algumas dúvidas administrativas; e o encontro com Joel Rodrigues foi uma mera coincidência.
Tranquilizou
O emedebista afirmou com todas as letras que a palavra política partidária não foi mencionada na conversa. Ele justificou que como o Gil Paraibano já havia estado na prefeitura em duas oportunidades, mas que por questão de agenda fora do município, não foi possível os dois conversarem, e resolveu visitar ex-chefe do executivo.
O pulo do clone

O suplente de vereador João Araújo (Progressistas), que foi fiel escudeiro e chegou até a ser apelidado de ‘o clone’ do ex-prefeito Gil Paraibano (Gil Paraibano), deixou o grupo político do ex-gestor. Araújo era tido como um aliado do progressista incapaz de lhe abandonar. Araújo ocupou a Secretaria Municipal de Defesa Civil na gestão de Gil e detinha muita influência em outras pastas.
Foi abrigado
O ex-secretário pulou o cercado da propriedade de Paraibano e encontrou abrigo no sítio do presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio (MDB). Em um áudio vazado em grupo de um aplicativo de mensagem, João Araújo informou que foi muito bem acolhido e até já chamou o prefeito Pablo Santos (MDB) de ‘nosso prefeito’. Bem, apesar dele não ter faltado com a verdade, já que dr. Pablo é de fato prefeito de todos os picoenses, mas a declaração deixou muitos aliados do prefeito com os buracos do nariz capaz de caber um elefante. Alguns destes afirmaram que esperam que o deputado agasalhe seu novo apoiador lá pelas bandas da capital.
Fazendo balanço

Diferente das administrações anteriores, o prefeito de Geminiano, Jailson Campos (PSD) tende a fazer uma gestão inovadora. O psdista convocou seu secretariado e a base aliada na tarde desta sexta-feira (14) para fazer uma avaliação dos primeiros trinta dias de governo. Além de fazer um balanço do primeiro mês, o gestor aproveitou para informar a sua equipe sobre o andamento dos projetos que estão sendo viabilizados para o município, tanto na Capital Federal, quando participou do encontro do presidente Lula com os prefeitos, como também em Teresina, onde tem um excelente trânsito no Palácio de karnak.
Aprovado
O perfil administrativo do prefeito Jailson Campos vem agradando o seu secretariado. Segundo alguns deles, o homem cobra resultados, mas procura dar ao máximo as condições de trabalho sem centralização de poder, e ainda faz questão de que seus auxiliares apareçam ao lado dos seus feitos.
Atuante

Outra postura do gestor bastante elogiada foi a inclusão do seu vice-prefeito Galego de Pastér, nas agendas. Diferentemente de outros municípios, ele não tem sido um vice figurante. Galego participa da agenda administrativa e opina nas decisões tomadas.
Deu a largada

A Câmara Municipal de Picos realizou a 1° sessão ordinária do primeiro período legislativo do ano da 20ª legislatura sob os comandos do presidente José Rinaldo Cabral Filho, o Rinadinho (MDB). O Plenário Pedro Barbosa da Silva contou com a presença dos 17 vereadores que detém acento na Casa Legislativa. Bom, pelo visto a população verá e ouvirá debates de alto nível, pelo menos foi a impressão que se teve.
Conciliador
O presidente da Casa Legislativa possui o perfil sereno e comandou a reunião com muita tranquilidade e respeito à minoria, assim como já havia prometido aos integrantes da bancada de oposição e anunciado nos meios de comunicação.

Mágoa no ar

O vereador Renato Ibiapina (Progressista), ao discursar na tribuna da Câmara Municipal, fez uma revelação. Segundo ele, após ter perdido no ano 2021, veio adentrar no Plenário Pedro Barbosa da Silva no dia de sua diplomação. Renato alegou que o processo que lhe tirou a mandato na Justiça Eleitoral correu mais rápido do que um carro de fórmula 1, devido uma palavra por ele preferida em um dos seus discursos. Segundo o parlamentar, a fala desagradou alguém que detém muita força, mas ele não revelou o nome da pessoa. Será quem foi, em?
Sufoco I
Tem uma prefeita de um município da região de Picos que foi eleita com o apoio do ex-gestor do município que não consegue aparecer sem que o padrinho político não esteja na foto. Pelo visto a mandatária não irá conseguir imprimir sua marca própria na gestão sem que apareça o carimbo do ex-chefe do executivo municipal.
Sufoco II
Bom, mais ao que tudo indica, esse caso não é nenhuma execão. Segundo fontes em uma outra cidade da região picoense, a situação é semelhante. Já neste caso os papeis se invertem, lá o prefeito eleito foi tirado do bolso da ex-prefeita, e segundo as más línguas residentes no município, ele também administra com a ex-gestora colada igual a impermeabilizante “Vedacit” em cimento.
Quem arrisca?
A coluna fará um sorteio de um quilograma de queijo e um pote de mel de abelha italiana entre aqueles leitores que acertarem quais são os municípios. Não é nem uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio, mas como o colunista deixa uma dica: as cidades possuem nome de ‘Santa’.

Em busca

Quem fez mais uma viagem a Brasília foi o suplente de vereador picoense Beron Filho (PSB). O objetivo da ida à Capital Federal foi viabilizar recursos para a cidade de Picos por meio da Associação de Criadores de Caprinos do município. Por intermédio do Júlio Cesar e Georgiano Neto, ele fez visitas em vários órgãos federais voltados para o setor. O socialista ainda teve um encontro de troca de experiência com a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP). A parlamentar está cotada para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia em uma possível reforma ministerial do presidente Lula.
Se esforçando

Apesar de ter assumido uma pasta complexa, o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana de Picos, Edvaldo Filho, está demonstrando muito esforço para resolver os principais problemas da pasta. O jovem secretário tem demonstrado vontade de pelo menos minimizar as principais adversidades. Muito acessível e bom de diálogo, ele vem sendo compreendido porque demanda algo da pasta.
Revigorado

Quem afirmou que retornou ao parlamento picoense como se fosse a primeira vez foi o vereador Edilson Carvalho (MDB). O parlamentar que já ocupou uma cadeira por quatro mandatos estava há oito anos fora da tribuna. Carvalho foi eleito vice do ex-prefeito Padre Walmir Lima (Sem Partido) na eleição de 2016, e no pleito de 2020 não inseriu sua foto na urna eletrônica. O vereador declarou que está com muita disposição para ajudar a cidade a se desenvolver.