Os prefeitos dos 224 municípios do Piauí iniciam, nesta terça-feira (11), uma intensa agenda administrativa em Brasília (DF). O compromisso faz parte do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, evento promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), que segue até a próxima quinta-feira (13). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participa do encontro, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O encontro visa estreitar a relação entre o Governo Federal e os municípios, facilitando o acesso dos gestores a informações, recursos e ferramentas essenciais para a administração municipal. Durante a abertura, Lula fará um balanço sobre a política de diálogo com prefeitos e governadores de diferentes partidos, além de anunciar novas diretrizes e investimentos federais voltados às cidades.
O evento contará com mais de 170 atividades simultâneas, distribuídas pelos auditórios e salas do Centro de Convenções. Ministérios e órgãos federais apresentarão programas, diretrizes e linhas de financiamento voltadas às prefeituras, abordando temas como gestão fiscal, infraestrutura, educação e saúde.
Entre as questões prioritárias, estarão o enfrentamento das mudanças climáticas e eventos extremos, além da aproximação institucional das prefeituras com ministérios e agências governamentais. O objetivo é fortalecer o pacto federativo e a gestão municipal.
Entidades envolvidas
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas é realizado com a parceria da Associação Brasileira de Municípios (ABM), com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A iniciativa conta ainda com o patrocínio dos Correios, Sebrae, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além da parceria institucional do Serpro e da Petrobras.
Confira os eixos temáticos do encontro
Para esse amplo debate, a terceira edição do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, espera reunir mais de 20 mil pessoas. A programação está organizada em seis eixos temáticos:
• Acelerar programas e ações do Governo Federal voltados para as cidades.
• Governança climática e eventos extremos.
• Assistência técnica e transferências governamentais
• Mulheres gestoras.
• Governança, serviços e sistemas informatizados.
• Reflexões sobre o pacto federativo.
Fonte: Portal O Dia