A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), divulgou nesta segunda-feira (10) os dados mais recentes sobre a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O Piauí atingiu a marca de 1 milhão de piauienses com o novo documento, tornando-se o primeiro estado do Brasil a alcançar 30% da população documentada com a CIN.
137 POSTOS DE ATENDIMENTO EM 118 MUNICÍPIOS
Atualmente, o estado conta com 137 postos de atendimento em 118 municípios, garantindo ampla cobertura territorial. A meta é que, até 2026, todos os 224 municípios piauienses tenham pelo menos uma unidade de atendimento digital, assegurando que nenhum cidadão precise se deslocar longas distâncias para obter o documento.
Em Teresina, há 16 postos de atendimento distribuídos por todas as zonas da cidade, incluindo três unidades com atendimento prioritário e exclusivo: a Casa da Mulher Brasileira, que oferece atendimento especializado para mulheres, especialmente em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência, e duas unidades exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs).
O sucesso na emissão da CIN é resultado da estratégia de descentralização dos serviços, como destacou o diretor do IIDFP, Marcelo Mascarenha. Essa iniciativa visa garantir maior acessibilidade e eficiência no processo de documentação da população.
“Hoje, o interior do estado emite mais carteiras de identidade do que a capital. Cerca de 70% das emissões ocorrem no interior, enquanto Teresina responde por 30%.”
EXPERIÊNCIA DOS PIAUIENSES
Essa transformação na forma de atendimento já é percebida por quem utilizou o novo sistema. Evangelina Maria, moradora de Lagoa do São Francisco, a 193 km de Teresina, contou que conseguiu emitir a nova identidade de forma rápida.
“Eu fiz essa identidade nova para minha aposentadoria. O atendimento não demorou, foi muito prático.”
O Instituto de Identificação conta com sete centrais de emissão e impressão da identidade, estrategicamente localizadas para agilizar o processo de emissão e entrega do documento. Essas unidades eliminam a necessidade de deslocamento até a capital para receber o documento, nos municípios de Teresina, Parnaíba, Bom Jesus, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Oeiras.
Meio Norte