Foi autorizada pelo governador Rafael Fonteles a criação da Faculdade Estadual Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). A instituição vai integrar o sistema estadual de ensino, e será mantida pelo Piauí Instituto de Tecnologia – PIT, subsidiário da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí, a Investe Piauí. O texto que autoriza a criação do PIT foi publicado no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o documento, o Piauí Instituto de Tecnologia terá como objetivo promover o ensino, a pesquisa e a extensão, prioritariamente nas áreas de ciência, tecnologias, engenharias e matemática, com foco em inovação tecnológica, empreendedorismo e impacto social. O instituto vai ofertar cursos de graduação, pós-graduação, curta duração, livres, técnicos e tecnológicos voltados à formação profissional e ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A ideia é que o PIT fomente a criação e a integração de um ecossistema de inovação que conecte empresas, startups, instituições públicas e privadas e organizações acadêmicas. O funcionamento da Faculdade PIT será condicionado à aprovação de requerimento de credenciamento pelo Conselho Estadual de Educação.

Em sua essência, a Faculdade Piauí Instituto de Tecnologia adota um modelo parecido ao do MIT (Massachusetts Institute of Techonolgy), que vem fazendo parcerias com o Estado no intercâmbio de estudantes e na troca de experiências de ensino. Os dois institutos têm como foco a inovação e o empreendedorismo, parcerias e colaborações, metodologias de ensino e pesquisa e impacto social e econômico.

O DIA