Neste sábado (08), foi realizada a posse solene da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB-PI), da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) e dos membros dos conselhos que atuarão no triênio 2025/2027. O evento ocorreu na sede da Seccional piauiense e reuniu autoridades, advogados(as) e representantes da sociedade civil.

O advogado Raimundo Júnior, que está no cargo desde o dia primeiro de janeiro, quando assumiu administrativamente,  tem garantido a continuidade dos serviços prestados aos advogados e à sociedade, com medidas firmes e corajosas, marcando o início de um novo tempo para a advocacia do estado.

Em pouco mais de um mês de trabalho, a nova gestão ampliou os serviços de saúde, parcerias educacionais, redução da anuidade em 20% até abril, atendendo a uma demanda antiga da classe a devolução à OAB, da lista sêxtupla de candidatos ao quinto constitucional e a criação do Sistema Estadual de Prerrogativas.

Raimundo Júnior, reafirmou, durante sua posse, o compromisso de lutar pelas prerrogativas da advocacia. Ele destacou a importância da defesa dos direitos dos advogados no exercício da profissão, garantindo que possam atuar sem restrições indevidas e com respeito ao devido processo legal.

“Nossa gestão será participativa, plural e atuante, ouvindo, respeitando e representando os interesses da classe. Nosso compromisso é com toda a advocacia piauiense. Seremos independentes, buscando sempre o diálogo e a construção de soluções, mas sem jamais recuar. Nenhum advogado estará sozinho, nenhuma advogada será esquecida. Nossa lealdade é exclusiva da advocacia piauiense,” afirmou Raimundo Júnior em seu discurso. 

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador Rafael Fonteles e o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti,  que destacou os laços profissionais e afetivos que mantém com o Piauí.  “ São laços que permanecem vivos e me acompanham ao longo da caminhada”, destacou o presidente ao reforçar o compromisso em fortalecer ainda mais a advocacia piauiense.

O governador do Estado, Rafael Fonteles, exaltou a importância da OAB para a democracia e desejou sucesso a nova gestão da Ordem. 

“A OAB é um espelho da nossa democracia, e nós que valorizamos e amamos essa instituição sabemos do papel essencial que desempenha. Faço votos de que esta gestão seja muito exitosa e que a OAB continue sendo esse farol para o País na defesa da cidadania e da democracia.”

CCOM