A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) está divulgando o serviço ‘Carteira da Pessoa Idosa’, um documento criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A carteira garante benefícios importantes para pessoas com 60 anos ou mais, inscritas no Cadastro Único e com renda mensal de até dois salários mínimos. Com esse documento, a pessoa idosa tem direito a viajar de forma gratuita ou com, no mínimo, 50% de desconto no valor das passagens interestaduais rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias.
Para emitir a Carteira da Pessoa Idosa, o idoso não precisa sair de casa. O processo é totalmente gratuito e pode ser realizado pela internet por meio da sua conta GovBR e acessando o site: https://carteiraidoso.cidadania.gov.br.
De acordo com Luiziane Esperança, secretária-executiva do SUAS, o deslocamento até o CRAS não é obrigatório para a emissão da Carteira da Pessoa Idosa. No entanto, as unidades continuarão oferecendo o serviço presencialmente, garantindo apoio para quem não tem acesso à internet, não domina a tecnologia do aplicativo ou não dispõe de equipamentos para impressão do documento.
“Caso a pessoa idosa que deseja ter acesso a esse serviço não saiba ou não tenha como fazer a emissão de forma online, pedimos que ela vá até o CRAS de sua região e solicite o auxílio da equipe nesse processo. Tudo é feito de forma rápida e gratuita”, destaca Luiziane.
CUIDADO COM OS GOLPES!
A Carteira da Pessoa Idosa é um documento totalmente gratuito. Fique atento e não caia em armadilhas. Evite sites, links ou pessoas que cobram pelo serviço. Sempre utilize o portal oficial de acesso através do GovBR.