O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, se reuniu com o presidente Lula para tratar da instalação do Conselho de Campeões da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que será realizada em Roma, Itália, entre os dias 10 e 12 de fevereiro.
No encontro, o ministro atualizou o presidente sobre a instalação do Conselho, que será representado por mais de 25 países, organizações e instituições mundiais, totalizando 50 membros.
“Neste encontro, elegeremos e organizaremos a mesa diretora, que terá uma presidência compartilhada entre países e membros, além de uma executiva”, explicou o ministro.
Durante a reunião, Wellington Dias também destacou a participação do Brasil no Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). “Será uma oportunidade para discutir a experiência brasileira na área social e as perspectivas para o G20”, disse.
O ministro Wellington Dias é o representante do Brasil no Conselho de Campeões, tendo como suplente Saulo Ceolin, atual coordenador-geral de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério das Relações Exteriores.
O Conselho de Campeões é composto por um grupo de representantes seniores provenientes dos membros da Aliança em seus pilares nacional, de conhecimento e financeiro. Seu foco é incentivar a participação de países, instituições e organizações, além de remover obstáculos e facilitar o estabelecimento de parcerias voltadas para ação e implementação de políticas em nível nacional.
A Aliança Global é uma iniciativa dedicada a mobilizar recursos e coordenar ações entre países, instituições e organizações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) 1 — erradicação da pobreza — e 2 — fome zero.
O encontro entre o ministro Wellington Dias e o presidente Lula, ocorreu na sexta-feira (31), em Brasília.
MDS