O governador Rafaela Fonteles (PT) cumpriu agenda no município de Picos na última terça-feira (21). Sua excelência visitou as famílias que foram atingidas pelas águas das intensas chuvas que caíram na cidade nos últimos dias. Só que o que mais chamou atenção, sobretudo, no meio político foi a presença do vereador a Afonsinho (Progressistas) em meio à caravana que acompanhou o gestor.
Inquietos
A foto do vereador ao lado do govenador circulou em vários grupos de aplicativos de mensagens. Bem, a imagem pode até não ter significado nada demais para o parlamentar, e muito menos para o governador, mas deixou algumas lideranças adversárias do progressista com os buracos do nariz que cabiam uma caçamba de areia.
Pulga atrás da orelha
Os inquietos interpretaram que Afonsinho estaria se aproximando, para quem sabe mais na frente, desembarcar na estrutura governista. Mas de acordo com o vereador, sua presença se deu devido a um convite que foi feito, não só a ele, mas também aos demais vereadores da bancada de oposição, e por ser uma visita institucional em momento de calamidade pública, compareceu ao ato.
Justificou
Outro argumento utilizado pelo parlamentar foi que ele precisava ouvir da boca do chefe do Palácio de Karnak qual será a contribuição do estado para resolver os problemas provocados pelos alagamentos, para que possa cobrar depois as promessas, que por ventura, não forem cumpridas por parte do mandatário.
Fez pegadinha
De forma bastante descontraída, o prefeito Pablo Santos usou suas redes sociais para anunciar aos servidores municipais que o pagamento do salário referente ao mês de janeiro havia sido creditado na conta dos funcionários. Primeiro o gestor fingiu estar decepcionado por não poder cumprir a promessa de fazer no pagamento no último dia do mês corrente, em seguida o prefeito abriu um sorriso e afirmou que o tutu dos trabalhadores do municipalismo estava disponível para saque.
Tirando onda
Após a boa noticias para os servidores, os defensores do prefeito trataram de impulsionar o vídeo e tirar onda com os adversários do emedebista. Os partidários do prefeito passaram a cutucar os críticos do mandatário com piadas que renderam gargalhadas de tirar o fôlego.
Burburinhos
Em Picos, mal terminou a eleição municipal e os buchichos de articulações para a disputa eleitoral de 2026 já estão a todo vapor. Nas rodas de conversas o que se ouve falar é que vereadores, suplentes e lideranças políticas poderão mudar de rota no pleito vindouro na caça ao voto para deputado estadual e federal.
Mexendo as peças
Ainda conforme os comentários no tabuleiro da política local, peças estão sendo mexidas por mãos mais do que habilidosas. Vamos aguardar para ver se a movimentação, caso seja realizada, produzirá estrago em algum grupo politico da Capital do Mel. Enquanto isso, a coluna sorteará um pote de doce de leite para o leitor que apontar o nome de um possível assediado.
Bateram o centro
Na edição anterior, a coluna havia anunciado que as discussões acerca do Processo de Eleição Direta (PED), no Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Picos, estavam lentas, mas ao que tudo indica, o colunista se enganou redondamente. No reduto dos companheiros, as conversas estão em estágio bastante avançado, e pelo visto, vai ser uma disputa daquelas.
Os postulantes
Pelo menos três nomes despontam como candidatos a presidir a legenda. O diretor regional do Sindicato dos Bancários do Piauí, Antônio Libório; Francisco das Chagas (Chaguinha), servidor público federal e o jovem Diego Feitosa. Segundo uma fonte que possui livre trânsito na legenda, assim como em disputas anteriores, em breve o clima tende a esquentar no povoamento dos petistas.
De volta ao começo
Integrante da velha guarda do partido, Antônio Libório representa o PT raiz. O sindicalista tem o apoio do ex-presidente Zacarias Teixeira e outras lideranças históricas da sigla. O grupo que apoia sua candidatura defende que se fortaleça, mas não abara mãos das lutas em defesa da classe trabalhadora que motivaram o surgimento da legenda.
homem do presidente
Já Chaguinha conta com apoio do atual presidente vereador Wellington Dantas. Com três mandatos consecutivos pela sigla, WD detém forte influência junto à cúpula estadual da agremiação partidária, ele conduziu as principais negociações de alianças feitas pelo partido no município nos últimos pleitos.
Franco atirador
Já Diego Feitosa foi candidato a vereador pelo PT na eleição de 2020. Ao que tudo indica, ele aparece como franco atirador na disputa. Mesmo assim, ele conta com a simpatia de muitos filados que almejam um PT mais oxigenado. Agudamos as cenas dos próximos capítulos.
Sonhando alto
A professora e ativista social, Beel da Silva (PT), quer alçar voos mais altos. A petista pretende disputar a presidência do Diretório Estadual do PT. Bel foi candidata a deputada estadual em 2022 e concorreu ao cargo de vereadora no pleito do ano passado. Será se ela conseguirá romper a barreira dos companheiros da capital que tradicionalmente presidiram o partido?
Em busca de sua marca
O prefeito de Jaicós, Wesley Bispo (PSD), parece estar conseguindo agradar a população no início de sua gestão. Notícias vindas da terra do galo dão conta de que o gestor tenta imprimir sua marca, mas sem ofuscar o legado deixado pelo seu antecessor e padrinho político, o ex-prefeito Neném de Edite.
Cheiro de treta
Em Itainópolis existe cheiro de treta no ar. Notícias de bastidores da política itainopolense dão conta de que na eleição para presidência da mesa diretora da Câmara Municipal, os vereadores que compõem a bancada de oposição bateram cabeças. Parece que o resultado final da disputa que culminou com a vitória do vereador Sandegy (PDT) para presidir o legislativo, deixou um clima de que em futuro próximo, a bancada governista ganhe mais um integrante.