A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) entregou nesta quinta-feira ( 23) cinco toneladas de ração para cães e gatos da cidade de Picos, que está em calamidade devido às chuvas. Segundo a Semarh, mais de 10 mil animais foram impactados direto e indiretamente com as chuvas em Picos. 

A entrega aconteceu com a presença do prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), do secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, do deputado federal Jadiel Alencar (Republicanos), do deputado estadual Dr. Hélio (MDB) e representantes de ONGs de animais. 

“É uma demanda importante sendo atendida, que é a atenção à causa animal a partir do impacto das chuvas. Então, assim como está tendo a atenção com relação à distribuição de cestas básicas, limpeza pública, às políticas públicas de drenagem para evitar novas enchentes, nós temos agora um momento de solidariedade, de atenção à causa animal”, disse Daniel Oliveira. 

O prefeito Pablo Santos disse que só de cães a cidade de Picos tem cerca de sete mil. Ele informou que muita ajuda está chegando à cidade e agradeceu a secretária Regina Sousa, da Sasc, o Leonardo Sobral, do DER, o governador Rafael Fonteles e toda sua equipe. 

“Agradecemos a ajuda da Semarh e é preciso fazer uma reflexão sobre as mudanças climáticas, uma parte do que vivemos é causado pela ação humana”, disse o prefeito. 

Castração

Daniel Oliveira informou também que a Semarh está fazendo um cronograma de ações para a castração dos animais nos municípios. O setor já realizou mais de 3.500 castrações.

“Deveremos retomar o programa em maço. Em fevereiro nós vamos fazer uma avaliação do programa, do projeto, apresentar e divulgar para a imprensa um relatório dos trabalhos”, disse Daniel Oliveira. 

Para emergências no município de Picos, a população deve recorrer ao 190 ou WhatsApp do Corpo de Bombeiros -(86) 99429-7268 e Defesa Civil do Estado – (89) 9450-6787.

Cidade Verde