O prefeito de Picos, Pablo Santos, fez uma avaliação das ações tomadas na cidade, uma semana após as fortes chuvas terem atingido a cidade e afetarem quase 30 mil moradores. Em decorrência dos estragos e bairros que ficaram parcialmente submersos, o governo federal decretou estado de calamidade no município no último sábado.
Na última terça (21) o governador Rafael Fonteles visitou o município e conversou com moradores dos bairros Ipueiras e Canto da Várzea, mais atingidos pela enchente. Além da assistência estadual, o governo federal e o exército também atuam na cidade.
De acordo com Pablo Santos, um grande número de famílias que estão desalojadas e desabrigadas não pretende voltar para as residências.
“Foram em torno de 3.200 pessoas desalojadas e desabrigadas, algumas foram para residência de seus familiares e amigos e outras também não pensam em retornar para as suas casas com medo de outras enchentes. O estrago foi muito grande no nosso município. A gente tem que fazer a reconstrução do município”, afirmou.
O gestor agradeceu a união da bancada federal e as doações.
“O deputado Jadyel, além de toda a bancada, tem nos ajudado. Não podemos esquecer do governador, do ministro Wellington Dias que foi importante e abriu as portas dos ministérios. Então são dois momentos, a parte emergencial e a parte de reconstrução. A Defesa Civil e o Ministério de Desenvolvimento Regional, já disponibilizou uma quantia para a ajuda humanitária, muitas doações da sociedade civil e a gente fica muito feliz, que é num momento de dificuldade que a gente se fortalece”, finalizou.
Cidade Verde