O Piauí vai receber 10,4 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue, essa é a primeira vez que o Ministério da Saúde distribui o material. A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso.

No total, serão distribuídos 6,5 milhões de testes em todo o Brasil. Na primeira remessa serão distribuídos 4,5 milhões de testes. Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico.

O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

Com o anúncio do Ministério da Saúde, a população passa a contar com uma terceira opção. O teste rápido é capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local.

“Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e nem outras arboviroses, como zika e chikungunya”, acrescenta.

Fonte: Portal Clube News