Numa série de visitas aos ministérios da Esplanada em Brasília, o prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos, sob a articulação do deputado federal Jadyel Alencar, visitou ministros e chefes de setores, e pediu ajuda emergencial do Governo Federal para mitigar os estragos ocasionados pelas enchentes em Picos. A comitiva também contou com a presença do senador Marcelo Castro e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Aproximadamente 500 famílias foram atingidas em Picos, mas o número pode ser maior ao considerar outras cidades e regiões também afetadas.

No ministério das Cidades, a solicitação compreende as obras de Contenção de Encostas e Drenagem Urbana, além da disposição emergencial de habitações do Minha Casa, Minha Vida. O ministro Jader Barbalho Filho se comprometeu a buscar celeridade nos processos e encaminhamento dos recursos, maquinários e apoio humanitário.

No ministério da Agricultura, a comitiva se encontrou com Fernando Soares, Subsecretário de Orçamento, Planejamento e Administração da pasta. Soares afirmou que vai reunir esforços no sentido de garantir ações imediatas de socorro às famílias agricultoras diretamente impactadas pelas chuvas.

No Ministério do Desenvolvimento Social, o ministro Wellington Dias garantiu que toda a estrutura do ministério está à disposição de Picos, e de outras cidades como, São Luiz, Uruçuí e Guadalupe, e regiões atingidas.

Num esforço interministerial, o MDS vai autorizar na segunda-feira (20.01), o pagamento unificado do Bolsa Família. Outras medidas são: o cofinanciamento do auxílio para atender aos desabrigados, a garantia de apoio com o fomento rural para perdas da agricultura familiar e uma integração de vários ministérios.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que “todo o Governo Federal está mobilizado neste momento para dar apoio à população de Picos”.

“Reafirmo o compromisso do Ministério da Saúde, que tem atuado cada vez mais em situações de emergências climáticas, de enchentes, porque é a realidade que vivemos hoje, com kits, medicamentos e um trabalho também de apoio aos municípios na assistência à população”, disse.

À ministra, a comitiva solicitou apoio médico-hospitalar, para ajudar no atendimento de pessoas acometidas por doenças derivadas de enchentes e desmoronamentos.

A comitiva também articula a antecipação do FGTS para famílias impactadas e ações emergenciais de reconstrução e drenagem urbana.

ccom