Nesta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde de Picos realizou uma reunião emergencial para instituir o Centro de Operações Emergenciais (COE), com o objetivo de organizar as ações estratégicas diante dos impactos causados pelas fortes chuvas e inundações na região.
A reunião contou com a presença de representantes das secretarias municipais, da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI) e do Ministério da Saúde. Durante o encontro, foi apresentado o plano de ação da Secretaria Municipal de Saúde para as demais pastas da Prefeitura e oficializada a criação do COE, que será responsável por coordenar e orientar a execução das atividades planejadas.
Segundo o secretário de saúde de Picos, Dr. Thales Coelho, o momento é de alerta e de união de esforços para prevenir problemas de saúde pública.
“Hoje instauramos esse Centro de Operações, que irá coordenar as atividades de saúde nesse momento em Picos. Muitas doenças podem surgir agora, após esse pico de inundações. Além disso, estamos acompanhando os casos de emergências junto à SESAPI e dando suporte à atuação do Ministério da Saúde e do programa Vigidesastres”, explicou o secretário.
Lucas Fonseca, técnico do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP), reforçou a importância das ações preventivas:
“Estamos dando assistência desde a necessidade de equipamentos, insumos, medicamentos e profissionais para atender a população, até no sentido de informar sobre os riscos à saúde após este período de inundações, como a proliferação de animais perigosos e doenças transmitidas pela contaminação da água. Até o momento, não temos casos registrados, mas estamos alertas para atuar preventivamente”, afirmou Lucas.
O COE desempenhará um papel essencial na coordenação de esforços para garantir a saúde e o bem-estar da população de Picos, unindo diferentes entidades para enfrentar os desafios impostos pelas chuvas.
Ascom